Neste Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa, 3 e 4 de abril, o casal de cooperados doutora Luciana Gandra e doutor Eduardo Borges Coscia proporcionou, por meio de música instrumental – ela ao piano e ele ao violino –, conforto aos cooperados, colaboradores, pacientes e acompanhantes presentes no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), em Sorocaba (SP).
Após executar alguns clássicos nacionais e internacionais em um dos corredores do HMS, acompanhado pelos musicistas Hamilton de Oliveira (teclado) e Tatiana Palma (violão), o doutor Eduardo foi até a UTI, onde encontravam-se internados os pacientes da Covid-19.
Para ele, a música é capaz de acalmar e aliviar dores. “Ouvir música pode trazer muitos benefícios para a saúde, corpo e mente. Ela tem sido usada, inclusive, por médicos e terapeutas como tratamento”, explica. “A ideia de trazermos música para o Hospital foi a maneira que encontramos para retribuir, mesmo que minimamente, os esforços, dedicação e carinho dos colegas e colaboradores aos pacientes da Covid-19”, finaliza o doutor Eduardo.
Já para a doutora Luciana, o gesto foi uma mensagem de apoio aos colegas e de incentivo aos colaboradores. “Apesar de não sermos intensivistas, queríamos contribuir de alguma maneira com aqueles que estão há mais de um ano atuando na linha de frente. A música foi o caminho que encontramos para cristalizar essa intenção”, conta.
Foram momentos de emoção e relaxamento, mesmo diante das dificuldades enfrentadas nos últimos meses. “Nosso objetivo era descomprimir a carga emocional dos cooperados e colaboradores que atuam na linha de frente, trazendo um pouco de acalento aos seus corações”, destaca a diretora de Mercado da Unimed Sorocaba, doutora Jeane Peter.