A tecnologia permite uma ampla comunicação entre profissionais de saúde, tornando o centro cirúrgico, que antes era off-line, em on-line, e representando um excelente recurso para a aprendizagem. O Endostreamer, desenvolvido pelo Instituto Lubeck, é um dispositivo que possibilita a conexão remota em tempo real.
No dia 10 de junho, o Hospital viValle, em São José dos Campos (SP), recebeu duas cirurgias de ginecologia com o Endostreamer, que permitiu a realização de preceptorias à distância com cirurgiões preparadas pelo time de educação da Johnson & Johnson Medical Devices Companies.
Os faculties orientaram e acompanharam as médicas Dra. Priscila Cruz, Dra. Maria Goretti Leão e a equipe multidisciplinar, direto de São Paulo e foram treinados pela J&J MedTech para realizar a atividade por telementoria.
Inovação em educação médica continuada
Além de otimizar tempo, o equipamento viabiliza a realização de atividades educacionais mesmo com as eventuais restrições de entrada nos centros cirúrgicos devido à pandemia, possibilitando uma educação de impacto com a transferência de conhecimento de especialistas para alunos.
Com esta tecnologia, também é possível realizar a preceptoria, que é a transmissão de cirurgia, possibilitando a observação de caso remoto.
Uma abordagem aprimorada para aprendizado à distância, projetada para funcionar em qualquer ambiente de saúde e expandir o nosso acesso aos clientes, diminuindo distâncias geográficas para que possamos inovar em educação com segurança e efetividade.
Trabalho em equipe
A telementoria é um projeto que envolve os times J&J MedTech Regional e Brasil, e conta com a participação dos times GES, Procurement, Legal, Privacy e IT.
Participaram do seu desenvolvimento Mariana Sanches, Marcos Fujihara, Marcia Trindade, Gildo Matuoka, Vinicius de Oliveira, Thiago Rolim e Grazielli Epifanio.