O Novembro Azul é marcado pela realização da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, que reforça a importância dos homens cuidarem da saúde. A Rede Mater Dei de Saúde, de Belo Horizonte (MG), iluminou as fachadas dos hospitais da Rede de azul, representando apoio a campanha, mundialmente conhecida.
Com a pandemia e o isolamento social, muitas pessoas estão postergando consultas e exames médicos para evitar frequentar ambientes externos. Porém, é necessário ressaltar que alguns sintomas não podem ser ignorados e que exames e medidas de prevenção contra o câncer de próstata devem continuar sendo uma prioridade (principalmente para homens com câncer no histórico familiar).
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
A estimativa de novos casos no ano de 2020 já ultrapassa a marca de 65 mil, e a mortalidade do tumor acomete cerca 13,3% dos homens diagnosticados, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 90% dos casos de câncer de Próstata podem ser curados se diagnosticados em seu estágio inicial.
A Rede Mater Dei de Saúde conta com o Hospital Integrado do Câncer (HIC), que oferece assistência completa para cuidar da saúde do paciente oncológico, com um atendimento multidisciplinar e de multiespecialidades. Sempre na vanguarda da inovação em tecnologia e serviços, o HIC conta com uma completa estrutura para diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.
Pacientes com suspeita ou já diagnosticados com câncer de próstata contam com atendimento multidisciplinar e integrado na Rede Mater Dei de Saúde, específico para esse tratamento. O Mais Saúde Mater Dei possui o Núcleo Integrado da Próstata (NIP), que disponibiliza, em um único atendimento, equipes de Urologia, Radioterapia e Oncologia Clínica da Rede.
O Núcleo Integrado da Próstata oferece:
- Diagnóstico de precisão com serviço de anatomia patológica especializado em uro-oncologia;
- Exame PET PSMA que aumenta as chances de identificação do câncer;
- Radioterapia de excelência com técnicas de IMRT e IGRT que permitem com que possamos atingir o tumor de maneira precisa, protegendo os demais tecidos, poupando os pacientes de efeitos colaterais;
- Cirurgia urológica avançada com laparoscopia e robótica;
- Oncologia personalizada com tratamento de última geração individualizado para cada paciente.
Há dois exames básicos que podem identificar o câncer de próstata: o exame de sangue PSA, que mede o antígeno prostático específico (proteína produzida pelo tecido prostático), e o exame de toque retal em que o urologista consegue identificar se há alguma anormalidade na superfície da próstata como nódulos ou outras alterações .
Segundo o INCA, o nível de PSA na maioria dos homens costuma ficar abaixo de 4 ng/ml, porém, alguns homens ainda que com o nível da proteína dentro da normalidade, podem apresentar um tumor maligno. Portanto, não é indicado que o PSA seja o único método de diagnóstico utilizado.
Outro grande aliado no combate à doença são as cirurgias minimamente invasivas realizadas por meio do robô Da Vinci Xi, o mais moderno equipamento no mundo para esse tipo de procedimento. Essa intervenção tem beneficiado cirurgiões e pacientes com diversas vantagens, como a precisão e visão ampliadas, garantidas pelo uso desse robô, com imagens em alta definição e ampliadas de 10 a 15 vezes, facilitando a preservação de órgãos e estruturas importantes.
O robô Da Vinci Xi também possibilita o uso de incisões menores (apenas punções), que resultam em menor sangramento durante os procedimentos, menor tempo cirúrgico, menor tempo de internação, diminuição de dor e complicações pós-cirúrgicas, e rapidez na recuperação no período pós-operatório.
Alguns sintomas não podem esperar. Fique atento e procure um urologista em caso de sinais como:
- Retenção urinária (parar de urinar, com dor e aumento do volume abaixo do umbigo);
- Dor ao urinar, sangramento na urina, aumento da frequência urinária e gotejamento ao final da micção;
- Dor intensa na região lombar, tipo cólica ( esta pode ser sinal de ureterolitíase);
- Aumento súbito no volume de um dos testículos associado a dor, calor local e vermelhidão – pode significar infecção;
- Ereção peniana mantida por horas, associada a dor- tem como diagnóstico diferencial o priapismo;
- Dor peniana, associada a edema, hematoma e detumescência do pênis durante o ato sexual – pode ser fratura de pênis, outra urgência urológica;
- Traumas urológicos, como lesões diretas nos órgãos genito-urinários ou após acidentes.
Durante a pandemia da Covid-19, a Rede está seguindo todos os protocolos de segurança, ainda mais rígidos, para garantir o atendimento a todos os clientes sem risco de contaminação.
Campanhas nacionais com grande alcance como o Outubro Rosa e o Novembro Azul visam lembrar as pessoas da importância do autocuidado e prevenção. A Rede Mater Dei de Saúde tem como missão o compromisso com a qualidade pela vida. Entre em contato e agende uma consulta pelo telefone (31) 3339-9595 ou pelo site materdei.com.br.