Acompanhar o paciente em toda a sua jornada, desde o acolhimento nos primeiros sintomas até a completa recuperação. Essa é a proposta do Centro Médico Águas Claras, em Brasília (DF). Investindo em tecnologia associada ao bem-estar, o hospital pretende ser muito mais que um socorro rápido. É um local onde se é recebido pelo médico generalista e, se for o caso, encaminhado ao especialista. Tudo isso com prontuários integrados, que facilitam o acesso do profissional médico ao histórico do paciente.
Inicialmente, os atendimentos serão oferecidos em 21 especialidades, com cerca de 65 médicos. O ambulatório é focado nas mais diferentes especialidades, que possuem altas demandas e não são facilmente encontradas, como por exemplo reumatologia, endocrinologia, urologia e subespecialidades da pediatria. Há também consultas para cirurgias específicas, entre elas aparelho digestivo, vascular, cardíaca, e neurocirurgia.
Uma das facilidades é o prontuário digital integrado. No ambulatório, a utilização desse recurso é essencial para que o médico possa iniciar ou dar continuidade a algum tratamento que já tenha sido realizado no hospital.
“Por exemplo, o paciente nos busca por conta de um sintoma como tosse. Dependendo da gravidade, é possível que precise de um pneumologista e, em casos específicos, até de um infectologista para o tratamento. Além desse paciente poder fazer todo tipo de exame dentro do hospital, confirmando o diagnóstico, ele será diretamente encaminhado para o acompanhamento no ambulatório. Nossa intenção é dar continuidade à assistência dentro de uma linha de cuidado que enxerga não só o momento, mas todo o monitoramento e acompanhamento da saúde do paciente com a finalidade de prolongar e dar melhor qualidade de vida a quem nos procura”, explica o Gerente Médico e especialista em medicina intensiva Rubens Ribeiro.
O médico ainda ressalta que uma das vantagens do prontuário integrado é a precisão. Como o documento é alimentado desde o pronto atendimento até a consulta eletiva com outras especialidades, o médico tem maior maior assertividade na identificação do problema e nos passos a tomar para a cura.
Ainda de acordo com o especialista, a intenção é promover a melhor jornada para o paciente, oferecendo as melhores linhas de cuidados específicos para cada caso. “Acompanhá-lo até que a situação esteja prontamente resolvida, sempre atentos às necessidades do paciente, colocando-o no centro do cuidado. A intenção é entregar uma medicina agregue valor”, afirma.
O Diretor Médico, Silvério Assunção, pontua que o atendimento multidisciplinar e especializado é uma grande vantagem, pois promove agilidade no atendimento, redução do tempo no hospital, aceleração da cura e também o retorno à família e as atividades no menor espaço de tempo possível. “Aqui, a pessoa não sai só com um receituário e recomendações. Ela é acompanhada de perto em todos os passos, por uma equipe preparada em cada especialidade. Se precisar de um médico, nós temos; se precisar de um exame, seja de imagem ou ambulatorial, a gente faz aqui e o paciente precisa se preocupar apenas em ficar bem”, conclui.
Cuidado precoce, reabilitação acelerada
Consultas anuais são essenciais para a preservação da boa qualidade de vida. Os médicos indicam a necessidade da avaliação com um médico generalista, mais conhecido como clínico geral. A maioria das pessoas pensa em ir diretamente no especialista, entretanto, a consulta com o clínico pode abreviar diagnósticos e direcionar corretamente.
“Na medicina preventiva, buscamos evitar que a pessoa procure o especialista por si só, pois a maioria dos problemas é resolvida apenas no generalista, sem precisar se desgastar ou ir a um profissional que não tenha nada a ver com a situação”, aconselha Silvério.
Além disso, os pacientes contam com a comodidade de fazer exames de imagem e laboratoriais dentro do hospital. O laboratório Exame fica dentro da estrutura hospitalar e conta com total integração e tecnologia. Desde o ambulatório e pronto socorro, às unidades de internação, as coletas e resultados são transportados por meio de correio pneumático em questão de minutos.
A unidade ainda conta com um Centro de Diagnóstico, com a possibilidade de realização de diversos tipos de exames de imagem 24h por dia.
Consultas e convênios
As agendas do ambulatório já estão abertas. As especialidades podem ser consultadas no site hospitalaguasclaras.com.br/pt. Marcações, informações sobre convênios e dúvidas, pelo telefone: (61) 3052-4600.