Com o intuito de contextualizar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), seus modelos e o impacto da Pandemia no Brasil, o curso de Enfermagem do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX) convidou a enfermeira Lucilene Codato Pereira, que entre inúmeras atividades e especializações realizadas ao longo da carreira, atualmente, trabalha como facilitadora do curso de Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde pela USP.
De acordo com o orientador pedagógico do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio, 75 alunos do 3º e 7º semestres participaram do Talk Show com a enfermeira. Além disso, o evento online, com o propósito de trabalhar a temática por meio da interdisciplinaridade, também contou com a organização da gestora do curso, professora Elaine Valias.
Em resumo, durante a apresentação do tema “O SUS e o impacto da Pandemia no Brasil”, a palestrante abordou os seguintes tópicos:
- A importância do SUS no Brasil;
- O impacto da Pandemia no Brasil;
- Os modelos de assistência no SUS e;
- O papel do enfermeiro no SUS.
O professor Alexandro explica que o Talk Show foi uma das atividades propostas com a finalidade de estimular a habilidade dos alunos em elaborar questões e desenvolver debate, por exemplo:
- O que é SUS e qual sua importância no processo saúde-doença?;
- Como a Pandemia impactou o SUS no Brasil?;
- Como ocorre os modelos de assistência no SUS? e;
- Qual o papel do enfermeiro no SUS?
Por fim, os estudantes também assistiram o vídeo “Como o SUS aparece na mídia?”, do Portal Drauzio Varela, para ampliar o conhecimento sobre a temática trabalhada dentro da disciplina Rede de Atenção à Saúde. Veja abaixo: