Saúde, conhecimento e inovação são assuntos em pauta para os laboratórios de medicina diagnóstica do país. Mais do que nunca, o setor tem um papel de relevância para a saúde e bem-estar da população. Mas o mesmo motivo que eleva sua importância, também impede, por conta da pandemia, o encontro de profissionais para trocar conhecimento. Pensando nisso, o Grupo Pardini inovou fazendo um trabalho de co-criação com o Grupo GIPLAB para lançar o primeiro simpósio totalmente online e gratuito, na área de medicina diagnostica. O 1º Simpósio Virtual Giplab será entre os dias 24 e 28 de agosto. O evento vai promover debates em torno do tema “COVID-19 hoje. E amanhã? ”, com objetivo de criar grande troca de conhecimento.
Para adiantar um pouco do conteúdo relevante que está na programação do seminário, estão programadas algumas Palestras Satélites antes do evento. As próximas são amanhã, dia 13 de agosto. Às 19h, Flávio Naoum, Médico Hematologista, diretor do Instituto Naoum de Hematologia e Doutor em Medicina Interna, falará sobre “Investigação Clínica e Laboratorial das Anemias Hemolíticas”. Após ele, às 20h, Ana Lúcia Pontes, farmacêutica, especializada em Módulo Bioquímica e gestora de qualidade em saúde, vai falar sobre “Tratamento de não conformidades e erros na fase pré analítica”. Inscrições gratuitas.
Para Fernando Ramos, Diretor de Negócios Lab-toLab do Grupo Pardini, neste momento tão delicado que estamos vivendo, é imprescindível que os profissionais do setor laboratorial, estejamos mais conectados e preparados do que nunca. “Por isso estamos apoiando o Giplab na criação e organização do o seu 1º Simpósio Virtual. O evento vai possibilitar o estudo de assuntos pertinentes para a saúde e o compartilhamento de conhecimento entre os players da cadeia de saúde”, afirmou Fernando Ramos.
As primeiras aconteceram no dia 10 de agosto. Eduardo Fenili, farmacêutico e responsável técnico do Setor de Microbiologia do Grupo São Camilo Medicina Diagnóstica falou sobre “Micológico Direto”. Tatiany Faria, pós-doutora em Farmacologia, professora de pós-graduação e consultora científica abordou “Distúrbio do Metabolismo Lipêmico em Transgêneros e Afins”. E o farmacêutico do Laboratório de Hematologia e Coagulação do Hospital Israelita Albert Einstein, Denis R. C. Mello, tratou de “Tromboembolismo e Monitoramento dos novos Anticoagulantes”. Todas as palestras são transmitidas ao vivo, mas ficarão gravas no site do evento.