Parceria na área de pesquisa em doenças cerebrovasculares

Gabriel P. Modolo é médico neurologista e realiza sua especialização (fellowship) na área de neurovascular (doenças cerebrovasculares) na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). O especialista chegou recentemente de uma viagem em que teve a oportunidade de intensificar seu aprendizado no Hospital Universitário de Santa Maria, em Lisboa, Portugal. “A ideia de conhecer o serviço foi no sentido de trazer essa experiência para o nosso serviço (HCFMB)”, explica Gabriel.

A visita foi viabilizada graças a contato estabelecido entre o professor Rodrigo Bazan, chefe do serviço de neurovascular do HCFMB, e o professor José M Ferro, chefe do departamento de neurologia e da disciplina de neurovascular da Universidade de Lisboa/Hospital de Santa Maria.

Além de contribuir com a própria formação, a visita do médico neurologista permitiu que as Instituições (FMB e Universidade de Lisboa/ Hospital de Santa Maria) iniciassem um diálogo visando formar uma parceria na área de pesquisa em doenças cerebrovasculares, contribuindo com o processo de internacionalização da Faculdade botucatuense.

“Foi muito interessante comparar as realidades dos serviços e ver as semelhanças e as diferenças. Chamou-me muito atenção a integração entre pesquisa e assistência que existe lá e que a disciplina de neurovascular do nosso serviço tem buscado também. O sistema de saúde público em Portugal, principalmente na cidade de Lisboa, está muito bem estruturado na área do AVC”, salienta Gabriel.

“Foi muito bom perceber que o atendimento dos pacientes com doenças cerebrovasculares nas duas instituições é muito semelhante. Conhecer o atendimento em outro país é muito interessante e acho que ajuda na formação do estudante independentemente do estágio da formação, do acadêmico ao pós-graduando”, finaliza o médico neurologista.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.