A demanda por atendimento cardiológico nunca esteve tão em alta. Em decorrência da pandemia da Covid-19, pacientes tiveram que interromper tratamentos, cuidados de rotina e check-ups. Levando em consideração este cenário, a Royal Philips, especialista em tecnologia da saúde, preparou a segunda edição do congresso digital ‘Todo Coração Importa’, nos dias 26,27 e 28 de maio, para falar sobre a saúde do coração e como o uso das tecnologias podem beneficiar e agilizar o dia a dia dos profissionais de saúde. Serão cinco encontros com importantes cardiologistas brasileiros, que abordarão em especial o espectro da Ecocardiografia e a importância dessas soluções em cardiologia, que visam equilibrar a pressão da demanda por atendimentos cardiológicos e o aumento de pacientes. As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.philips.com.br/healthcare/about/events-calendar/congresso-digital-cardio.
As doenças do sistema cardiovascular já figuravam entre as principais causas de mortes no Brasil e no mundo, mas com a pandemia da Covid-19, esse número aumentou. Muitos pacientes deixaram de procurar atendimento médico por medo de contaminação. De acordo com um estudo de pesquisadores das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Minas Gerais (UFMG), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que avaliou algumas das cidades mais afetadas pelo Coronavírus, o número de mortes por doenças cardiovasculares cresceu até 132% no país durante a pandemia, uma vez que não houve um tratamento e diagnóstico adequados.
“Como empresa líder em tecnologia da saúde, nosso objetivo é melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de inovações significativas. Por isso, temos investido em soluções para cardiologia que promovam atendimento personalizado, eficiente e clinicamente inteligente, com imagens integradas e que ajudam a melhorar os resultados, otimizam o uso de recursos e reduzem o custo do atendimento”, conta Paolo Bianchi, head de Marketing da Philips do Brasil. “As tecnologias vêm para facilitar o dia a dia do cardiologista e demais profissionais de saúde”, finaliza.
Para Philips, diagnósticos definitivos, procedimentos inovadores e gerenciamento personalizado de pacientes são essenciais para ajudar a atender às principais demandas da cardiologia. A interoperabilidade – integração de imagens, dispositivos, software, informática e serviços – vai auxiliar o profissional médico em cada ponto da jornada de um paciente cardíaco.
Pensando nisso, a segunda edição do Todo Coração Importa explorará diversos temas da cardiologia, com painéis sobre tomografia computadorizada; Strain – técnica utilizada na ecocardiografia; intervenção coronária percutânea e os avanços na ecocardiografia tridimensional para a avaliação das válvulas.
“O sistema de saúde se move rumo a uma abordagem centrada no paciente e que agiliza os processos diários de médicos e especialistas. Por isso, para nós, é extremamente importante promover diálogos e eventos como o ‘Todo Coração Import’a, onde podemos dialogar com esses profissionais de saúde. A compreensão clínica impulsiona a aplicação inovadora de tecnologia em toda a cadeia do espectro cardíaco, a fim de avançar no atendimento médico cooperando para maior eficiência no atendimento” explica Paolo.
Doenças cardiovasculares em decorrência da Covid-19
Pesquisas recentes mostram que a Covid-19 tem causado problemas não só nas vias respiratórias e nos pulmões, como também no coração. De acordo com especialistas, a infecção do vírus leva a uma série de reações responsáveis por desequilibrar doenças cardiovasculares.
“Foi possível notar o aumento de pacientes com sintomas cardíacos após a Covid-19. Estudos demonstraram casos graves de dano cardíaco associado à Covid-19, incluindo miocardite aguda e infarto do miocárdio. Contudo, graças à tecnologia e em especial à Ressonância Magnética Cardíaca (RMC), somos capazes de avaliar essa potencial lesão miocárdica nos pacientes”, fala Paolo.
Por isso, o investimento em soluções tecnológicas para a identificação de enfermidades ligadas ao trato coronário e a promoção de diálogos que abordam a cardiologia são essenciais para insights robustos, permitindo que as instituições e profissionais de saúde ofereçam atendimento certo, na hora certa, mesmo para pacientes com perfis mais complexos.
“Queremos melhorar as experiências de atendimento cardiológico, com soluções fáceis de usar e fluxos de trabalho simplificados que aliviam os pontos de dor das equipes médicas, junto com opções que aumentam o conforto para os pacientes”, finaliza Paolo.