Por meio de cuidado multidisciplinar, Hospital Dia Campo Limpo garante mais qualidade de vida para pacientes com obesidade

Com o intuito de promover ações que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas com sobrepeso e obesidade, o Hospital Dia Campo Limpo realiza um cuidado integral e humanizado, que busca fortalecer a atenção voltada a esses pacientes, ofertando infraestrutura e atendimento multiprofissional.

Gerenciado pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, as iniciativas desenvolvidas pelo hospital integram a Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade, que auxilia na perda e manutenção de peso dos pacientes, além de incentivar um estilo de vida saudável.

O diagnóstico precoce da obesidade – doença crônica e progressiva – é fundamental para garantir o tratamento adequado. “Essa linha de cuidado demonstra o quanto o acompanhamento multidisciplinar impacta positivamente na qualidade de vida e autoestima do paciente”, afirma Roberta Aparecida, Enfermeira Responsável Técnica da unidade.

Integralidade do cuidado

Para integrar a Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade do Hospital Dia Campo Limpo, o paciente é encaminhado pela sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Após a primeira consulta, ele passa a ser assistido pela equipe multiprofissional de saúde, composta por psicólogo, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico, assistente social e médico endocrinologista.

Aqueles que apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40 Kg/m², permanecem dois anos sob os cuidados propostos pela linha, podendo, ao final desse período, receber alta e manter o acompanhamento na UBS ou, quando necessário, ser encaminhado para cirurgia bariátrica. Já os pacientes com IMC maior ou igual a 50 kg/m², podem ser direcionados à cirurgia, conforme avaliação multidisciplinar, sem a necessidade de acompanhamento durante dois anos.

O procedimento cirúrgico é apenas parte do tratamento integral da obesidade, que é prioritariamente baseado na promoção da saúde e no cuidado clínico longitudinal. “É importante ressaltar que, apesar da cirurgia ser uma técnica muito eficiente, o acompanhamento especializado, associado a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas são fundamentais para o sucesso do tratamento”, destaca Luciana Macedo, enfermeira responsável pela linha.

Histórias de superação

A linha de cuidado também tem como objetivo empoderar os usuários sobre suas condições de saúde, desenvolvendo o autocuidado. Foi o caso da paciente Marisa da Aparecida Freitas, de 54 anos, que deu início ao tratamento na unidade em maio de 2022, com IMC de 41 e reduziu para 38.

Ao todo, Marisa perdeu cerca de 15 kg. “Colocava em prática tudo que eu ia aprendendo durante os encontros do grupo. Passei a me exercitar e a me alimentar melhor. Com isso, comecei a emagrecer e ter mais qualidade de vida. Só tenho a agradecer à equipe e agora a luta continua sabendo que eu posso e consigo”, ressalta.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.