Pós-Covid: Projeto auxilia na recuperação física de pessoas que venceram a doença

A recuperação da Covid-19 é um desafio para quem consegue superar a doença. Após deixar o hospital, muitos pacientes precisam ainda enfrentar algumas sequelas, como a perda muscular, cansaço, mobilidade reduzida e dificuldade de equilíbrio. Para auxiliar na reabilitação física de pessoas acometidas pelo vírus, docentes e alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário Max Planck – UniMAX, do Grupo UniEduK realizam atendimentos no Programa Vencer, da Prefeitura de Indaiatuba (SP), em parceria com a UniMAX.

O programa é a ampliação do trabalho realizado pelo Departamento de Reabilitação Física e Mental (Derefim), da Prefeitura Indaiatuba que, desde o ano passado, oferece tratamento especializado para pacientes com sequelas musculares ou cardiorrespiratórias decorrentes do vírus da Covid-19.

Todos passam pela fisioterapia para avaliar a evolução do paciente na reabilitação. De acordo com o diagnóstico, a pessoa pode ser encaminhada para uma equipe multidisciplinar, que conta também com profissionais de Educação Física, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

Há dois meses, o programa já atendeu 30 pacientes, com exercícios físicos direcionados a melhorar a qualidade de vida das pessoas, que vão de movimentos simples, como sentar em uma cadeira, até complexos, de fortalecimento muscular.

Publicidade

Os pacientes são acompanhados semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde e Esportes e por alunos e docentes da UniMAX, na Estação Cidadania (Cidade Nova 2) e no Complexo Esportivo do Jardim Morada do Sol.

A intervenção para melhora da aptidão física pode durar entre oito há 12 semanas. Após este período, se o paciente quiser dar continuidade ao treinamento e melhora de sua condição física, ele será convidado a frequentar os programas de Lazer Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes de Indaiatuba

De acordo com o gestor do curso de Educação Física do Grupo UniEduK, Taiguara Bertelli Costa, a instituição de ensino participa da estruturação do programa com respaldo acadêmico-científico. “A Covid-19 é um desafio, um marco em termos de saúde pública e que terá repercussão por muitos anos. Para a Educação Física, enquanto área, é de extrema necessidade aprender a enfrentar e atuar frente a essa população. Esse programa tem como principal característica ser um programa desenvolvedor de tecnologias assertivas, cientificamente embasadas que, de fato, possam promover a saúde em populações que foram, infelizmente, acometidas pela doença”, explica o docente.

Lucas Grutila, aluno do 8 º semestre do curso de Educação Física participa do projeto auxiliando a prescrever os exercícios físicos para os participantes, na aferição da temperatura, frequência cardíaca, e saturação de oxigênio, além de uma avaliação de esforço. “O estágio que venho realizando é de extrema importância para minha formação acadêmica. Estou aprendendo diariamente vendo as dificuldades e limitações destes pacientes”, orgulha-se.

Programa Vencer

Total: 50 vagas

Locais: Poliesportivo Complexo Morada do Sol (25 vagas) e Polo Esportivo Estação Cidadania (25 vagas).

Atendimentos:

Segundas e quartas-feiras, no Poliesportivo Complexo Morada do Sol, das 8h às 9h, 9 às 10h, 16 às 17h e 19 às 20h.

Endereço: R. Ricardo Bergamini – Jardim Morada do Sol, Indaiatuba – SP

Terças e quintas-feiras, no Poliesportivo Estação Cidadania, das 8h às 9h, 9h às 10h, 16h às 17h e 19h às 20h.

Endereço: Cidade Nova II, Indaiatuba – SP

Inscrições: Os interessados devem entrar em contato com o DEREFIM para depois serem encaminhados para o programa VENCER

Informações: (19) 3935-2791/2762

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.