Aplicativo gratuito de exercícios físicos para pessoas com hemofilia é lançado no Brasil

O Brasil possui a 4ª maior população mundial de hemofilia, com cerca de 12.900 portadores, sendo 36,1% pacientes com a forma mais grave, conforme dados da World Federation of Haemophilia (Federação Mundial de Hemofilia). A doença é um distúrbio genético e hereditário, em que o sangue não coagula normalmente, ocasionando sangramentos (externos – quando ocorrem cortes na pele – e internos – quando acontecem dentro das articulações, dos músculos ou em outras partes internas do corpo).

A reposição profilática do fator de coagulação constitui a medida preventiva mais eficiente contra os sangramentos articulares. Com o tratamento adequado, os pacientes podem fazer diversas atividades, como natação e corrida. Segundo a Associação Brasileira de Pessoas com Deficiência, a prática dos exercícios físicos é recomendada e até estimulada, de acordo com cada caso, para todas as idades desde que o paciente tenha acompanhamento e esteja em dia com seu tratamento.

Pensando em como instruir da melhor forma as pessoas com hemofilia sobre a prática de exercícios físicos, a Novo Nordisk, empresa líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer doenças crônicas graves, lança neste mês no Brasil o primeiro aplicativo de exercícios físicos feitos sob medida para pessoas com hemofilia, desenvolvido por fisioterapeutas e médicos especializados, o HaemActive™. A tecnologia possibilita que os treinos sejam feitos em qualquer horário e local, sem que a pessoa precise ir a uma academia, o que garante que os treinos não sejam interrompidos caso esta esteja fechada por motivos de força maior, como a pandemia da Covid-19.

O aplicativo, totalmente gratuito, permite acessar 20 exercícios para crianças e adultos para fortalecer e alongar os músculos e melhorar o equilíbrio, usar o planejador de treinos para montar sua própria rotina de exercícios pessoais e gravar seus próprios vídeos de prática.

“Pessoas com hemofilia têm necessidades específicas de exercícios e precisam fortalecer seus músculos e articulações de uma forma direcionada, para diminuir o risco de danos nas articulações e reduzir o risco de sangramento”, informa a gerente médica de distúrbios hemorrágicos raros da Novo Nordisk, Caroline Tamaki, sobre a importância do exercício físico para esse público. O aplicativo faz parte da iniciativa Mudando a Hemofilia®, que pretende abordar as necessidades não atendidas da hemofilia, com foco no bem-estar das pessoas que vivem com esta condição.

O HaemActive™ está disponível para Android e iOS e o download pode ser feito nesse link.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.