Conhecer a maternidade antes do bebê nascer está entre um dos momentos importantes na vida dos futuros pais. Afinal, esse será o espaço que receberá e cuidará do bem mais precioso deles. Por isso, é muito comum que gestantes e familiares visitem a instituição durante a gravidez para conhecer as instalações. Pensando na importância desse momento tão especial, o Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista desenvolveu um projeto pioneiro para tornar cada uma das visitas uma experiência ainda mais inspiradora e conseguir, por meio da criação de um vínculo emocional com a paciente ao conectá-la com a identidade e história da Instituição, demonstrar o cuidado e acolhimento que receberá desde o início, antes mesmo da escolha da maternidade.
A suíte e a sala de parto normal (LDR), criadas em 2020 e situadas no Centro de Saúde da Mulher da Pro Matre que fica localizado no prédio em frente à maternidade, que já permitiam para as gestantes visitar as dependências do hospital sem romper a barreira biológica, acabam de ganhar um projeto inovador. Trata-se de uma ambientação customizada que vai além de simplesmente conhecer a estrutura da maternidade: proporciona para a gestante e sua família interagir com o espaço por meio de uma experiência que ativa os cinco sentidos humanos que são o olfato, visão, audição, tato e paladar. Ainda, essa jornada eleva a visita para o que é conhecida como quarta dimensão por meio do uso óculos de realidade virtual, uma experiência metaverso, ao permitir conhecer outros ambientes do hospital, como o Centro Obstétrico e as UTIs Adulto e Neonatal, sem precisar se expor ao ambiente hospitalar.
O objetivo é proporcionar uma atmosfera sensorial ao criar uma conexão com a gestante e acompanhante e gerar a sensação de bem-estar por meio de uma experiência única para um momento tão esperado durante o trabalho de parto, que é o nascimento de um filho. Assim, a proposta é explorar os sentidos e fazer com que todos que estão conhecendo os espaços se sintam à vontade para interagir.
Logo ao entrar no ambiente, podem sentir aquele agradável cheirinho característico de bebê, tão único e especial, estimulando o olfato. A visão é impactada pela iluminação mais branda para acolher e trazer conforto, além da cromoterapia em si que proporciona diversos benefícios para as gestantes em trabalho de parto de forma comprovada por meio das cores e é realizada na banheira integrada à sala de parto normal. A decoração da cama e itens do enxoval de bebê também são em tons de cores leves. Para a audição foi preparada uma programação musical alinhada com o valor da marca e as sugestões de pacientes que já passaram pela maternidade, sendo uma playlist totalmente colaborativa e personalizável como som ambiente para o momento da visitação. Já para o tato, gestante e acompanhante terão a oportunidade de interagir com o bebê reborn na suíte quanto com alguns componentes disponíveis como a bola suíça (pilates), banqueta de parto e assento ativo (cavalinho) na sala de parto normal. E para ativar o paladar os visitantes recebem um kit exclusivo com itens de degustação para finalizar a experiência.
“Esse projeto foi desenvolvido com muito carinho para oferecer às gestantes e familiares uma experiência única da marca Pro Matre, que cuida de gerações há mais de 80 anos. A ideia é que ao entrar na suíte a gestante sinta uma agradável sensação de estar realmente visitando alguém que acabou de ter um bebê e, assim, ela e o acompanhante podem se inspirar e idealizar a chegada do bebê que está por vir ao se sentirem acolhidos”, destaca Fabricio Duarte, analista sênior de Marketing Digital do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista
A equipe de atendimento ao cliente realiza treinamentos periódicos para tornar a experiência de todos ainda mais agradável por meio de uma visitação intuitiva e dinâmica.