A entidade filantrópica Pró-Saúde, uma das maiores no segmento de gestão hospitalar no país, alcançou uma importante marca no meio digital, ao bater a marca de 10 mil seguidores em seu perfil no Instagram (@prosaudeoficial). O feito, além de ampliar a presença digital da organização social Pró-Saúde, ainda libera novos recursos que melhoram a interação com seus seguidores.
A presença da instituição nas redes sociais, que possui perfis também no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, se faz por meio de atualizações diárias, que trazem conteúdo do ponto de vista da gestão da entidade, de seus colaboradores e usuários.
“Nesses conteúdos, o objetivo principal é a valorização do lado humano dos serviços prestados pela Pró-Saúde, refletindo a importância da atuação da instituição no acesso a um direito básico do cidadão, que é o da saúde”, observa o consultor de Mídias Digitais da Pró-Saúde, Luiz D’Ávila Cabral.
A ampliação da presença da entidade no meio digital começou em fevereiro de 2018, com a implementação de uma equipe própria de Comunicação, com um núcleo específico de Mídias Digitais, que aproximou o time corporativo do público das unidades gerenciadas, presentes nas cinco regiões do país.
O objetivo não era apenas de ampliar a quantidade de seguidores, mas também de aprimorar a linguagem e o conteúdo produzido diariamente. “Isso permitiu uma melhor compreensão do perfil institucional da entidade e do dia a dia dos profissionais que atuam nas unidades de saúde”, revela o consultor de Mídias Digitais.
A estratégia vem trazendo resultados importantes. Somente em 2020, houve um crescimento de 70% no número de seguidores do Instagram, que ultrapassou a marca de 3 milhões de impressões, alcançando quase 1,6 milhão de usuários únicos. O feito ajudou a consolidar em 43% o crescimento total da audiência da Pró-Saúde em seus três principais perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn).
Informação acessível e de qualidade
Em contraponto aos principais perfis do segmento, a Pró-Saúde foca em mostrar rostos reais que expressam a essência de usuários e profissionais de saúde exatamente como acontece no atendimento em suas unidades: de pessoas de verdade para pessoas de verdade.
“As postagens da Pró-Saúde revelam o quão qualificado pode ser o atendimento de saúde pública em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, contando histórias da assistência de excelência em diferentes níveis de complexidade, em todos os cantos do Brasil, de forma simples e acessível”, ressalta a gerente corporativa de Comunicação da Pró-Saúde, Georgia Rodrigues.
Nestes mesmos canais são oferecidas dicas de saúde em diferentes formatos, reunindo especialistas da entidade para trazer informação segura e de qualidade para seus seguidores, além de combater as fake news, que ganharam força em meio à pandemia do novo Coronavírus.
“A instituição gerencia centenas de leitos dedicados ao atendimento de casos graves da Covid-19, estamos vivendo e comunicando essa pandemia de perto. Por isso, atuamos fortemente na disseminação de informações qualificadas para auxiliar a população neste momento crítico, onde os atos individuais têm um papel determinante no combate ao vírus. Há um time especializado dedicado integralmente a isso”, enfatiza Georgia.
Ainda no ambiente digital, o acesso de novos usuários no site institucional teve crescimento de 40% no ano passado, como parte de um esforço de produção de conteúdo e divulgação de informações sobre saúde, especialmente sobre a pandemia da Covid-19.
Correndo por fora, há ainda o canal no YouTube, um trabalho em constante desenvolvimento, mas que apresentou, em 2020, um crescimento de 202% no número de inscritos, apontando uma perspectiva de sucesso para o futuro na integração entre todas essas mídias, sempre respeitando as particularidades de cada uma delas.