Programa humanitário realizará cirurgias gratuitas do pé e tornozelo no RS

Criado no ano passado, mas postergado em função da pandemia, o 1º Programa Humanitário ‘Pé na Estrada’ iniciativa da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), realizará cirurgias gratuitas e atividades científicas na cidade de Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, de 15 a 20 de novembro.

A ação nasceu para atender a cidades que ainda não possuem ortopedistas especialistas em cirurgia do tornozelo e pé e foi criada com apoio integral da Fundação Manlio Napoli (fundador da ABTPé e pioneiro na cirurgia de pé e tornozelo do Brasil). A ação é motivo de muito orgulho para a instituição e para a ortopedia brasileira como um todo. “O objetivo do programa é levar atendimento ortopédico de profissionais experientes até áreas carentes nesta área e melhorar a qualidade de locomoção e de vida de pacientes que estão na fila de espera em serviços públicos”, ressalta o presidente da ABTPé, Dr. José Antônio Veiga Sanhudo.

A seleção de pacientes para participação do programa é realizada pelo médico da cidade anfitriã e pela equipe de cirurgiões da ABTPé. “São pessoas que já estão em uma lista de espera para tratamento e têm dificuldade de locomoção, com problemas nos pés, tornozelos e pernas”, explica Dr. Sanhudo.

Com coordenação local do Dr. Vanderson Roso, os cirurgiões de tornozelo e pé irão examinar os pacientes e determinar o tratamento a ser realizado no primeiro dia e, nos dias restantes, as pessoas que forem selecionadas serão operadas e cuidadas em ambiente hospitalar. Os médicos participantes atuarão como voluntários e a equipe será composta por cirurgiões membros da ABTPé e residentes inscritos pelo site da associação.

Na ocasião, haverá, ainda, atividades científicas que envolvem palestras e discussão de casos.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.