A disseminação do novo Coronavírus transformou rotinas e relações mundo afora, entre elas, a visitação àqueles que estão internados e isolados de seus familiares e amigos. A mostra “Conexões do Cuidar”, uma iniciativa da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, em parceria com a ONG ImageMagica, que há 14 anos utiliza a fotografia como ferramenta de humanização dentro de hospitais, apresenta 20 painéis sobre o projeto de mesmo nome, que tem como missão diminuir a solidão desses pacientes por meio de videochamadas.
“Após visitarmos alguns hospitais, vimos de perto o quão desolador é o isolamento dos pacientes, ao mesmo tempo em que é angustiante para as famílias que aguardam o boletim médico”, explica o fotógrafo e fundador da ONG, André François, sobre como surgiu a iniciativa.
Os profissionais de saúde também foram envolvidos no projeto e receberam crachás humanizados, com retratos sem a paramentação – uma maneira de gerar identificação com o paciente por trás das máscaras e dos EPIs.
Depois de passar pela Linha 4-Amarela, a exposição, que contempla registros da equipe da ONG durante a atuação do projeto em mais de 20 hospitais pelo Estado de São Paulo, desembarca na Estação Hospital São Paulo, em março, e segue para as estações Largo Treze e Moema, em abril e maio, respectivamente.
Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade, a iniciativa integra o compromisso da concessionária com a sociedade. “Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer aos passageiros ações que incentivem um olhar atento ao próximo”, afirma.
Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomerações, a exposição também estará disponível na página oficial da concessionária no Facebook facebook.com/ViaMobilidadeSP.
Exposição “Conexões do Cuidar”
Estação Hospital São Paulo – de 1 a 31 de março
Estação Largo Treze – 1 a 30 de abril
Estação Moema – de 3 a 31 de maio