Projeto de indicadores de qualidade hospitalar auxilia avaliação de serviços prestados por instituições privadas

Com o objetivo de incentivar o debate sobre a qualidade na assistência à saúde, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), promove a continuidade do projeto de indicadores de qualidade hospitalar, lançando um novo documento com dados das instituições associadas. A íntegra da publicação está disponível no link.

Segundo o diretor-executivo da Anahp, Antônio Britto, além de nortear as decisões administrativas dos hospitais associados, o projeto tem como finalidade estimular o aprimoramento das instituições. “Esses dados nos ajudam a enxergar onde estão as oportunidades de melhoria contínua, além de avaliar a eficácia e a efetividade das medidas aplicadas para este fim. As informações ficam disponíveis para consulta e servem como base para que os contratantes conheçam mais profundamente os serviços que estão contratando. No final das contas, quem ganha é o paciente”, afirma.

O documento da Anahp que traz dados referentes ao 3º trimestre de 2021, aponta que a taxa de mortalidade institucional dos hospitais associados caiu de 3,25% no mesmo período de 2020, para 2,54% deste ano. “Nessa análise, há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração, como gravidade, idade e comorbidades do paciente, entre outros. Mas a lógica para avaliação desse índice é sempre quanto menor, melhor”.

Outro indicador que apresentou melhora no 3º trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior é a taxa de partos normais, que saiu de 18,69% para 21,37%. “Essa informação está em concordância com a forte mobilização da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para reduzir as taxas de cesarianas no Brasil”, reforça o executivo.

A publicação sobre qualidade hospitalar da Anahp demonstra o desempenho dos 124 hospitais associados e tem periodicidade trimestral, contando com 16 indicadores.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.