Um grupo de psicólogas, idealizadoras do Enfrente – Instituto de Psico-Oncologia, criou um projeto voltado para o público infantil chamado projeto Enfrentinho: uma vídeo-série, onde Lucca, um sobrevivente de leucemia, irá contar sobre sua experiência com o câncer, explicando conceitos, tratamentos e sentimentos envolvidos, de maneira lúdica e divertida.
A iniciativa tem como objetivo criar um canal de comunicação com as crianças sobre o câncer, assim como fornecer um instrumento para que pais e profissionais de saúde possam ajudar as crianças a lidar com as emoções inerentes ao tratamento oncológico.
No momento, o episódio 1 está online. Nele, Lucca conta sobre seus primeiros sintomas e o que é o câncer:
Em busca de parceiros para auxiliar na continuidade do projeto, está no ar uma campanha de financiamento coletivo para o próximo vídeo: www.kickante.com.br/campanhas/enfrentinho
Vale lembrar que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), anualmente 12.000 crianças são diagnosticadas com câncer por ano. Com o avanço das tecnologias médicas, o índice de sobrevida destas crianças é de 80% e, assim como os adultos, elas podem sofrer os impactos emocionais do tratamento oncológico, no curto e longo prazo.
Estudos e a prática da Psicologia com o público infantil mostram que brincadeiras, desenhos, filmes e animações podem ser ferramentas importantes para a compreensão e elaboração das angústias vivenciadas pelas crianças, auxiliando os pais e profissionais de saúde na comunicação com elas.