No Dia do Psicólogo, lembrado em 27 de agosto, a coordenadora de psicologia da Casa de Saúde Saint Roman, do Rio de Janeiro (RJ), Fernanda Rodrigues, fala sobre a profissão e saúde mental, juntamente com toda a equipe de psicologia da clínica:
Segundo ela, a psicologia é uma das principais ferramentas para se alcançar a saúde mental. O tão sonhado bem-estar mental ou emocional tem se tornado uma das maiores necessidades e preocupação para toda a sociedade.
“Observamos, atualmente, na Casa de Saúde Saint Roman, a incidência de alguns sintomas. A auto-mutilação, a inabilidade em lidar com as frustrações, uso de drogas para anestesiar as dores e desistência da vida podem ser citados como exemplos de verdadeiros gritos silenciosos de socorro. As psicoterapias e suas técnicas atuam nestas situações oferecendo uma escuta singular a cada sujeito, buscando o autoconhecimento e outras formas de lidar com o sofrimento. Entendemos que no processo de fala e acolhimento, ocorre a possibilidade de darmos um novo olhar para a história de vida, e assim ‘ressignificar’ as emoções e as relações humanas”, diz.
Fernanda Rodrigues frisa que a participação da família torna-se essencial para que, com ela, possam ser analisados os contextos de traumas e, em conjunto, criar novos funcionamentos de sentido ao convívio humano e social. “Assim, cabe aos profissionais da psicologia e seus psicoterapeutas se prepararem, cada vez mais, mantendo-se atualizados e capacitados, a fim de atenderem e acompanharem a crescente velocidade na evolução tecnológica que impulsiona constante mudança nas relações humanas da atual sociedade, das famílias e dos sujeitos. Feliz dia do psicólogo!”, conclui.