Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, projetar um hospital humanizado, sustentável e ao mesmo tempo tecnológico ganhou caráter de urgência no cenário atual. E para oferecer um olhar mais sensível, humano e inovador nos projetos arquitetônicos na área de saúde, a PUC-RIO está comprometida com a formação de profissionais engajados no conceito ‘Hospital do Futuro’. Desta forma, a universidade abre as inscrições para a especialização de Arquitetura para a Saúde, vinculada ao departamento de Arquitetura e Urbanismo. A pós-graduação lato sensu será 100% online e aberta para interessados de todas as regiões do Brasil e exterior. As aulas acontecem nas sextas e sábados uma ou duas vezes ao mês.
O curso terá caráter multidisciplinar, passando pelos departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Engenharia, Filosofia, Design e Direito da PUC-Rio. O objetivo é criar elos entre o rigor das técnicas e normas dos Ambientes de Saúde e o lado mais sensível do ser humano. A formação incentiva, ainda, a atuação dos profissionais na transformação do ambiente coletivo através dos espaços de saúde, expandindo suas possibilidades de trabalho e de intervenção no mundo contemporâneo.
A especialização será coordenada pela arquiteta, urbanista e professora da PUC-Rio, Moema Loures, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche pela École Nationale Supérieure de Paris, na França. Moema também está à frente da ARTO Arquitetura – um dos escritórios mais prestigiados do Brasil e premiado internacionalmente por projetos na área de saúde. Além disso criou na internet o Movimento Arquitetura VIVA, com mais 10.000 alunos inscritos.
“A humanização na arquitetura hospitalar vai muito além de um design moderno e com o uso de detalhes coloridos. A equipe responsável pelo projeto precisa mergulhar de cabeça no dia a dia da equipe médica, dos pacientes, familiares e de toda a logística necessária para que aquele hospital funcione. Só assim é possível compreender e projetar um espaço confortável, prático e que melhore, de fato, a experiência de todos os envolvidos naquele ambiente. É preciso pensar nas pessoas e projetar um local de afeto em meio a um ambiente tão sensível como o de um hospital, mas com todo o rigor necessário que uma área médica demanda”, explica Moema Loures.
Além da Professora doutora Moema Loures, o curso de especialização em Arquitetura para a Saúde da PUC-Rio também conta com a coordenação da Rosângela Lunardelli Callazzi e Maria Fernanda Campos Lemos. A especialização recebe também o apoio do Prof. Jorge Biolchini, nomeado Diretor do Departamento de Medicina 2021 da PUC-Rio.
A formação será baseada na experiência que a PUC tem em ensino à distância (EAD) e que se intensifica na pandemia. O curso será lato sensu, ou seja, com exigência de diploma de graduação, currículo e histórico escolar, o aluno é selecionado pela coordenação. A especialização tem como foco os profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia e design, profissionais da saúde e demais profissionais de nível superior, vinculados ao campo da saúde. As inscrições podem ser feitas através do site da PUC-Rio: bit.ly/3aZoepm.
Arquitetura para Saúde
O objetivo do curso é ampliar e provocar o debate no ‘Campo da Arquitetura e Engenharia para a Saúde’, com experiências nacionais e internacionais, questionando verdades naturalizadas e oferecendo ferramentas projetuais, técnicas, teóricas e metodológicas para o planejamento, a concepção e a construção de ambientes para saúde.