PUC-Rio terá especialização de “Arquitetura para Saúde” em 2020

Países como França, Holanda e Inglaterra estão determinados a reinventar seus modelos de assistência à saúde, investindo na arquitetura e infraestrutura dos seus hospitais para que sejam mais sustentáveis, humanizados e tecnológicos. O Brasil vem caminhando nesta mesma direção e em busca de solidificar o conhecimento para atuação dos profissionais no projeto do “Hospital do Futuro” foi criada a nova especialização de “Arquitetura para Saúde” da Puc-Rio, vinculada ao departamento de Arquitetura e Urbanismo e ao Núcleo de Inovação e Tecnologia em Saúde.

Previsto para o primeiro semestre de 2020, o curso terá uma formação interdisciplinar, passando por conhecimentos de arquitetura, engenharia civil, design e medicina, com debates que envolvem o campo do direito à saúde e a relação entre o corpo e o espaço.

O curso busca incentivar a atuação do arquiteto e do engenheiro no projeto do espaço coletivo através dos espaços de saúde expandindo suas possibilidades de trabalho em tempos de crise e falta de emprego. Ressaltamos o aumento significativo do número de Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) e da diversidade de serviços para a saúde no Brasil, junto ao alto investimento em tecnologia neste setor.

A especialização será coordenada pela arquiteta, urbanista e professora da PUC-Rio, Moema Loures, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche pela École Nationale Supérieure de Paris, na França. Moema também está à frente da ARTO Arquitetura – um dos escritórios mais prestigiados do Brasil e premiado internacionalmente por projetos na área de saúde.

O curso terá como foco profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia e design, gestores de estabelecimentos de saúde e demais profissionais de nível superior vinculados ao campo da saúde.

Informações: bit.ly/CursoPUC2OxYgil

Arquitetura para Saúde

O objetivo do curso é ampliar e provocar o debate no “Campo da Arquitetura e Engenharia para Saúde”, com experiências nacionais e internacionais, questionando verdades naturalizadas e oferecendo ferramentas projetuais, técnicas, teóricas e metodológicas para o planejamento, a concepção e a construção de ambientes para saúde.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.