A Rede D’Or São Luiz conquistou o selo ouro na América Latina como liderança climática de organizações de saúde na premiação Health Care Climate Challenge 2019. A premiação promovida pela ONG Health Care Without Harm consagra as principias instituições do mundo que estão na vanguarda na adoção de políticas sustentáveis para o clima. O selo conquistado é um reconhecimento de que o grupo tem alcançado relevantes resultados na redução das taxas de emissão de carbono. Para a gerente de Controle Institucional e Sustentabilidade, Ingrid Cicca, a premiação é fruto do compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental.
A Rede D’Or vem implementando uma série de ações em prol da mitigação e redução das taxas de carbono, como priorização de equipamentos mais modernos que resultem em menos consumo de energia e automação de sistemas, a exemplo da Central de Água Gelada (CAG), um dos fatores de maior consumo de energia no ambiente hospitalar. “Hoje somos uma das empresas de saúde na América Latina que mais vêm priorizando a questão climática em suas práticas. Aqui no Brasil, por exemplo, são poucas as empresas do setor que medem suas emissões de carbono como nós fazemos”, destaca Ingrid.
A gerente explica que o engajamento do Grupo com a questão ambiental não se resume à questão do carbono. Ela cita como exemplo os 15 hospitais da Rede que aderiram, no ano passado, ao Projeto Hospitais Saudáveis, desenvolvendo ações para contribuir com pelo menos dois dos dez objetivos da Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis (AGHVS). Na verdade, a Rede D’Or São Luiz possui uma Política Ambiental que norteia as boas práticas implementadas nos hospitais. Diversificação da matriz energética, redução de consumo de energia com equipamentos eficientes e rateio do número de máquinas em operação conforme demanda, reaproveitamento térmico para aquecimento de água e menor nível de ruído são os objetivos presentes na política da empresa.
“É prioritário que uma empresa de saúde esteja engajada nos problemas ambientais, pois eles impactam diretamente no bem estar das pessoas. Por isso, na implantação dos projetos, priorizamos aqueles com os aspectos ambientais mais relevantes. É preciso ter um desenvolvimento sustentável, que gere valor para toda a sociedade. E isso que fazemos na Rede D’Or”, afirma Ingrid.