Rede Santa Catarina celebra 125 anos unindo tradição, gestão e propósito

Em novembro, a Rede Santa Catarina completa 125 anos de presença no Brasil, celebrando uma trajetória que atravessa séculos sem perder sua essência: o amor em ação, traduzido em compromisso, acolhimento e atitudes concretas de cuidado.

Presente em sete estados brasileiros, com 20 Casas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, a Rede SC celebra o marco reafirmando sua missão – de acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida – e seu compromisso de unir excelência técnica, espiritualidade e sustentabilidade.

“Nosso legado é o de uma instituição que atravessa séculos sem perder sua essência. Celebramos 125 anos de uma história de acolhimento, coragem e servir, que nasceu da missão de mulheres visionárias movidas pelo carisma de Madre Regina Protmann”, afirma Alline Cezarani, CEO da Rede Santa Catarina.

De Braunsberg ao Brasil: o legado que se fortalece

A história da Rede começou há mais de 450 anos, quando Madre Regina Protmann, em Braunsberg (atual Polônia), fundou a Congregação das Irmãs de Santa Catarina. Inspiradas por sua missão, as primeiras Irmãs chegaram ao Brasil no final do século XIX, fundando a província e o primeiro colégio em Petrópolis (RJ) — que deu origem mais tarde à atual Rede Santa Catarina.

De lá para cá, a instituição cresceu de forma orgânica e estruturada, mantendo viva a combinação entre espiritualidade e gestão moderna. Hoje, administra hospitais reconhecidos nacionalmente, colégios de referência e obras sociais que juntos alcançam milhões de pessoas todos os anos.

Gestão moderna com alma: o modelo ASG+E

Um dos diferenciais da Rede está em seu modelo de governança compartilhada entre Irmãs e executivos, unindo sabedoria espiritual e competência técnica. Essa gestão é alinhada a Estratégia ASG+E, que acrescenta à tradicional agenda Ambiental, Social e de Governança a dimensão da Espiritualidade — eixo central da cultura organizacional.

“A espiritualidade é o centro do nosso modo de gerir. Ela inspira e potencializa o rigor técnico, colocando-o a serviço da vida e dos mais necessitados. É o elo que conecta propósito e resultado”, reforça Elaine Regina Ferreira, Diretora Executiva de Gestão de Pessoas e ESG.

Entre as principais práticas, destacam-se as metas de redução de carbono, ampliação da diversidade e inclusão garantindo representatividade equitativa, fortalecimento da integridade corporativa e o compromisso com um futuro sustentável e humano.

Histórias que inspiram: o Projeto Memória

Como parte das comemorações, a Rede SC lança o Projeto Memória – 125 anos | Nossa Gente Faz História, reunindo ações comemorativas ao longo dos próximos meses e 25 relatos de colaboradores e Irmãs que expressam o propósito institucional.

São histórias como a da Irmã Lia Gregorine, que há mais de seis décadas dedica sua vida à instituição e ajudou a estruturar o modelo que deu origem à atual Rede SC, e a de Tilene, coordenadora do Colégio Santa Catarina de Petrópolis, que transformou a dor da tragédia das chuvas de 2022 na cidade em um gesto coletivo de acolhimento e solidariedade.

“Essas histórias nos lembram que cada colaborador é parte viva do legado da Rede Santa Catarina. São mãos que cuidam, mentes que planejam e corações que inspiram”, afirma Alline Cezarani.

Mulheres que lideram com propósito

A presença feminina sempre foi o coração pulsante da Rede Santa Catarina — desde as primeiras Irmãs até a atual liderança executiva.
A trajetória de Alline Cezarani e Elaine Ferreira simboliza a força dessa liderança que une competência, cuidado e sensibilidade. Elas representam uma nova geração de gestoras que veem na integralidade de papéis e consciência do seu impacto uma alavanca de inovação, propósito e transformação social. Alline e Elaine somam suas vozes a uma instituição marcada pela valorização da presença feminina — mais de 66% das posições de liderança são ocupadas por mulheres.

125 anos olhando para o futuro

Com raízes firmes e olhar voltado ao futuro, a Rede Santa Catarina segue comprometida em fortalecer a governança, potencializar a inovação e ampliar o impacto social, sempre inspirada pelo legado de Madre Regina Protmann.

Entre as prioridades da nova etapa estão o crescimento e sustentabilidade das operações, a consolidação de uma cultura de filantropia transformadora e o fortalecimento das práticas ASG+E.

“Queremos continuar sendo referência em cuidado integral, unindo tradição e inovação. Nossa essência é espiritual, mas nossa atuação é estratégica. É assim que seguimos tecendo o amanhã, com coragem, compaixão e presença”, conclui Alline.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.