Redes de saúde investem em cultura organizacional

Buscar eficiência operacional e profissional em uma medicina baseada em valores é um desafio acentuado pela pandemia provocada pela Covid-19. Para encarar essa nova realidade de frente, redes de saúde encontram na cultura organizacional uma outra forma de se alinhar aos objetivos estratégicos do negócio. Pensando nisso, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo acaba de contratar a TeamHub, uma HRTech (startup do setor de RH) que desenvolveu uma plataforma de gestão descomplicada de cultura e recrutamento.

As transformações que impactam novas formas de trabalhar e produzir preocupam lideranças e times de Recursos Humanos. “As empresas que vão iniciar processos de transformação precisam, antes de tudo, passar pela identificação da cultura instalada. O primeiro passo é entender se o ambiente interno suporta as mudanças necessárias”. A afirmação é de Tatiana Santarelli, fundadora e CEO da TeamHub.

“Diante dos gigantescos desafios ora enfrentados pelo segmento da saúde, uma das ações adotadas pela Rede São Camilo foi acoplar o trabalho em cultura organizacional ao planejamento estratégico 2021-2022. Queremos atingir um fit cultural que induza à excelência no desempenho institucional como um todo”, diz a Aline Thomaz, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Segundo a pesquisa da consultoria Gartner, dois terços das organizações não têm a cultura de que realmente precisam para impulsionar o desempenho futuro dos negócios. E do total de funcionários entrevistados, 69% afirmam que a cultura existe como uma ideia na organização, mas não praticada no dia a dia. Outra pesquisa, agora da PwC, realizada em 50 países e englobando o Brasil, concluiu que quando bem gerenciada e continuamente melhorada, a cultura organizacional alavanca: a execução da estratégia, o desenvolvimento da equipe, a atração e retenção dos melhores talentos, o crescimento sustentável da empresa em um mercado competitivo.

A TeamHub ajuda empresas a obterem melhores resultados com uma gestão descomplicada da cultura organizacional. A sua metodologia permite mapear a cultura instalada da empresa como um todo e de áreas específicas, além de evidenciar o impacto do indivíduo na cultura. A gestão via plataforma digital permite criar ambientes orientados pela cultura desejada, que é construída em alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa. O foco é que a gestão da cultura seja descomplicada, acessível, dinâmica e de todos.

“A plataforma reúne funcionalidades que colocam o protagonismo para conduzir a gestão de cultura nas mãos de todos os líderes, fazendo com que esse processo seja de todos e não apenas um projeto da área de RH”, destaca Santarelli.

Redação

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