Santa Casa de Porto Alegre lidera duas pesquisas inéditas sobre a Covid-19

Ao longo dos próximos dias, equipes de pesquisadores, coordenadas pelo médico Alessandro Pasqualotto, chefe do Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), e pelo Diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil, vão a campo conduzir dois novos estudos epidemiológicos sobre Covid-19 no Rio Grande do Sul, ambos liderados pela Instituição, em parceria com o Instituto Cultural Floresta e a UFCSPA.

O primeiro estudo irá avaliar profissionais de saúde atuando em emergências de cinco grandes hospitais de Porto Alegre. Além fornecer informações clínicas, todos os profissionais serão testados com teste rápido para saber quantos já tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos. O estudo será repetido após 15 dias, com os mesmos trabalhadores. Os pesquisadores estimam realizar cerca de 3.000 testes neste estudo, no qual será avaliada uma das populações mais duramente expostas à Covid-19 na capital.

A segunda pesquisa será feita com a Brigada Militar. Serão avaliados 1,5 mil soldados(as), em 10 cidades gaúchas. Segundo Pasqualotto, “além de estudarmos uma população que esteve trabalhando durante toda a epidemia, faremos a detecção de anticorpos por ELISA, sabidamente mais sensíveis que os testes rápidos. Ainda, o estudo passou por rigoroso cálculo de tamanho de amostra e a participação se dará por sorteio, de modo que nossos resultados deverão refletir, de modo fiel, a frequência com que a Brigada Militar efetivamente desenvolveu anticorpos contra a Covid-19. E isto poderá ter importantes implicações para a compreensão da epidemiologia da Covid-19 em nosso Estado.”

O primeiro estudo iniciou hoje e a coleta deverá durar em torno de 4 dias; já o estudo com a Brigada Militar será realizado entre os dias 23 e 24 de Julho. “Temos uma grande satisfação em liderar estas importantes pesquisas mesmo durante um período de dificuldades; é um retorno importante que a Santa Casa se propõe a entregar à sociedade gaúcha”, conclui o Diretor Antonio Kalil.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.