A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, maior hospital filantrópico da América Latina, acaba de firmar uma parceria com a Yup Chat, plataforma omnichannel de marketing por conversação.
Com a integração, a Santa Casa reforça a opção por esse formato de mensagens de texto SMS como um canal importante de comunicação entre pacientes e a instituição, criando uma conexão direta entre os colaboradores e um contato imediato para uma experiência aprimorada com o paciente. “Enviar mensagens de texto a um cliente não é apenas conveniente para consultórios médicos que buscam ser mais eficientes, mas também é o que os pacientes realmente desejam”, afirma Douglas Torres, CEO e fundador da Yup Chat.
Responsável por realizar milhares de atendimentos ambulatoriais, internações, emergência e cirurgias, a Santa Casa de São Paulo é uma das principais prestadoras de atendimento do SUS e um dos principais centros de referência hospitalar do Brasil.
A instituição adotou o SMS para envio de pesquisas de satisfação, termo de consentimento da LGPD e, em breve, o envio de tokens para marcação de retornos em consultas.
As mensagens de texto, além de criarem um canal mais próximo com os pacientes, também serão utilizadas internamente, para solicitações de transporte de pacientes, aviso de transferências aos médicos, envio de resumo hospitalar, dados de ocupação de leitos SUS aos responsáveis pela Gestão da instituição.
Para Douglas Torres, a adoção de SMS por instituições de saúde é fundamental, uma vez que é a forma de comunicação mais eficiente disponível. “Hoje, 5 bilhões de pessoas enviam e recebem mensagens SMS em todo o mundo. Isso é cerca de 65% da população mundial. Além disso, as mensagens SMS têm uma taxa de abertura de 98%, em comparação com 20% dos e-mails. Isso torna o SMS o método de comunicação mais eficaz para o setor da saúde, pois a mensagem certamente será entregue e lida.”