Saúde mental é tema de ações no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia

Foto – A psicóloga do Heapa, Luciana Cunha, alertou os colaboradores sobre a ajuda psicológica oferecida pela unidade

Janeiro é um mês considerado por muitos uma página em branco, ideal para estabelecer novas metas e desejos para o ano que está se iniciando. Seguindo a mesma premissa, este também é um momento de cuidar da saúde mental, importante aliado à grande parte das ações de cada pessoa na sociedade. Pensando nisso, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (GO) Cairo Louzada (Heapa) promoveu nos dias 27 e 28 e janeiro, atividades sobre o Janeiro Branco, voltado para o cuidado e o bem estar da saúde mental.

A musicoterapeuta Kelly Dantas e a educadora física Cida Rodrigues foram as responsáveis pelo primeiro dia da programação. Com discurso leve e divertido, as profissionais explicaram o verdadeiro significado da campanha, criada há oito anos. “Temos que buscar atividades que contribuam para a nossa felicidade e bem estar como exercícios físicos, novos hobbies e conhecimentos, explorar a espiritualidade e o autoconhecimento, condições sociais boas, acesso à políticas públicas de qualidade, entre outros. Nos movimentar é a chave do sucesso”, enfatizou Kelly.

Em seguida, a educadora Cida agitou os presentes, colocando todo mundo para dançar. “Estando positivos e saudáveis, é possível ter uma relação de maior acolhimento com os seus humores e com a sua história de vida pois, a partir daí conseguimos uma convivência mais pacífica, o que, consequentemente, permite levar uma vida mais leve e livre”, afirmou. Ela ainda reiterou as redes de atenção à saúde mental que Aparecida de Goiânia tem à disposição da população. “Temos vários Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), núcleos, consultórios de rua e Unidade de Pronto Atendimento voltados à atenção psiquiátrica. Procurem ajuda, se precisarem”, pontuou.

Já no dia 28, a psicóloga do Heapa Luciana Cunha, juntamente com a técnica de segurança do trabalho, Carla Ramos, fizeram orientações sobre a campanha in loco nos setores assistenciais. Na oportunidade, as profissionais ainda lembraram que o hospital oferece apoio psicológico aos colaboradores que necessitarem. “Temos o projeto ‘Cuca Legal’ para que vocês, trabalhadores, não se sintam só. Basta procurar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Heapa, que vamos orientá-los da forma que precisam. Vocês não estão sozinhos”, finalizou.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.