Simpósio aborda síndrome rara que atinge um a cada cinco mil bebês nascidos vivo

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo estará presente no 26º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, um dos eventos mais importantes de Cardiologia Pediátrica do país e que ocorre de 11 a 13 de dezembro, de forma online e gratuita. A participação da instituição será por meio de um simpósio satélite, no dia 11, das 13h05min às 13h50min, abordando a Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo, problema cardíaco que compromete várias estruturas do lado esquerdo do coração e atinge um a cada cinco mil bebês nascidos vivos.

Nessa síndrome rara, como as estruturas do lado esquerdo são pequenas, não conseguem fornecer o fluxo sanguíneo adequado para todos os órgãos do corpo e, por isso, a cirurgia para correção deve ser realizada ainda nos primeiros dias de vida. “A BP realiza este tipo de procedimento há mais de 20 anos e é referência em Cardiologia Pediátrica. Um dos principais objetivos do evento é apresentar os bons resultados da instituição, promover discussões sobre os desafios da doença e esclarecer para as famílias que há esperança e tratamento para a síndrome, pois muitas delas acreditam que não há solução”, conta Juliana Pacheco, coordenadora da UTI de pós-operatório cardíaco pediátrico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e uma das palestrantes do simpósio.

A especialista ressalta a importância de realizar o diagnóstico precoce durante o pré-natal e da gestante ser acompanhada por um centro de referência com uma equipe especializada. “A taxa de sobrevida dos bebês que passam por esse procedimento na BP é de 91,3%, comparável às melhores instituições do mundo. Por isso é importante encontrar o problema durante a gravidez e solucioná-lo o mais rapidamente possível. Estamos falando de uma cirurgia complexa, com um pós-operatório bastante delicado”, ressalta a médica.

O simpósio da BP tem coordenação científica de Rodrigo Freire, cirurgião cardiovascular da BP; moderação de José Pedro da Silva, cirurgião cardiovascular do Children’s Hospital of Pittsburgh; e palestra de Victor O. Morell, cirurgião-chefe do Children’s Hospital of Pittsburgh, além da especialista da BP.

Outras novidades do simpósio são as sessões sobre cuidados com bebês prematuros, manifestações cardiovasculares em crianças com Covid-19, impacto no atendimento da cardiopatia congênita no Brasil em 2020 e cardiologia fetal e neonatal de forma geral. A agenda e as demais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui .

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.