A diabete é uma doença crônica causada pela insuficiência de produção de insulina no corpo. O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, em 2021 também comemora os 100 anos da descoberta da insulina. Para compartilhar conhecimento e as diferentes formas de tratamento, na quinta (4) e sexta-feira (5), a Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), promove o II Simpósio de Educação em Diabetes — 100 anos da insulina: uma história a ser contada.
O evento é gratuito e totalmente online. Entre os assuntos a serem discutidos estão a história da insulina, as novas formas de tratamento, como controlar a doença e as tecnologias inovadoras na área. No último dia do curso também haverá atividades com ênfase para os pacientes e familiares, como forma de promover educação e conhecimento sobre o diabetes.
Segundo o chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrologia do Hospital Moinhos de Vento, Guilherme Rollin, em janeiro de 1922 um paciente de 14 anos, com diabetes tipo 1, recebeu o primeiro tratamento com insulina no mundo. “Foi um marco na história da medicina e da endocrinologia tendo em vista que, naquela época, 100% dos pacientes com diabete tipo 1 morriam em decorrência da doença”, explicou.
A programação está disponível no site da instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no mesmo link.