O Hospital Sírio-Libanês é líder entre os hospitais brasileiros pelo segundo ano consecutivo no Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil (Merco). A instituição filantrópica, que comemora este ano 100 anos da fundação da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, está entre as 20 empresas mais bem avaliadas em reputação e governança do Brasil na sétima edição dessa pesquisa, com a 19ª posição na lista com 100 empresas.
“Esse reconhecimento reforça o trabalho do Sírio-Libanês em oferecer assistência à saúde humanizada com excelência, além de trabalhar ativamente em parceria com o governo e instituições públicas de saúde para construir uma sociedade cada vez mais justa”, diz Fernando Ganem, diretor geral do Hospital Sírio-Libanês.
O Sírio-Libanês desenvolve diversas iniciativas relacionadas à qualidade de vida, saúde, educação e qualificação profissional de famílias em situação de vulnerabilidade social, como o projeto Abrace Seu Bairro, projeto social criado em 2001 com a missão de desenvolver atividades relacionadas à promoção da saúde e contribuir para a qualidade de vida das famílias residentes na Bela Vista, Consolação e República da cidade de São Paulo. O projeto oferece atividades de promoção da saúde, cultura, educação, qualificação profissional e geração de renda, com foco em ações que favoreçam o desenvolvimento biopsicossocial de indivíduos e famílias. Em 19 anos, o projeto atendeu mais de 10 mil famílias, cerca de 27 mil pessoas.
Por meio do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), uma organização social de saúde que tem convênio com o município e estado de São Paulo para a gestão de cinco unidades de assistência, o Hospital Sírio-Libanês atende quase o mesmo número de leitos de pacientes públicos quanto privados. A instituição gerencia hoje 525 leitos públicos, sendo 80 desses em UTIs. O Sírio-Libanês tem também três ambulatórios de filantropia em São Paulo, de pediatria, câncer de mama e diagnóstico por imagem. Em 2020, os ambulatórios atenderam quase 1,5 mil atendimentos pediátricos, 6,4 mil consultas de pacientes com câncer de mama e realizou 12,9 mil exames de imagem (ultrassom geral, doppler e morfológico).
O compromisso social genuíno do Sírio-Libanês se traduz de várias formas e uma delas é adotando uma operação sustentável em todos os sentidos, inclusive no impacto que causa ao meio ambiente. O Hospital Sírio-Libanês é a única instituição de saúde carbono neutro do Brasil. O hospital realiza anualmente o inventário de emissões feito com base nos parâmetros estabelecidos pelo GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), entidade que mantém os padrões de mensuração e gestão nessa área.
O Sírio-Libanês também é signatário do Pacto Global da ONU e adere à iniciativa Race to Zero para manter seus compromissos com a redução dos gases de efeito estufa. “Em 2021, o trabalho ambiental dentro da plataforma de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) do Hospital Sírio-Libanês foi também reconhecido mais uma vez com a categoria ouro da entidade Health Care Without Harm, líder no movimento global por iniciativas socioambientais responsáveis na área de saúde”, diz Edi Souza, diretor executivo do Hospital Sírio-Libanês.
A metodologia do Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil inclui seis avaliações com 13 diferentes fontes de informação, um total de 2.300 entrevistas. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões, que apontam 10 companhias com melhor Responsabilidade e Governança Corporativa. Para cada empresa escolhida, sinalizam duas fortalezas e uma fraqueza entre cinco valores: comportamento ético, transparência e boa governança, responsabilidade com os funcionários, compromisso com o meio ambiente e mudanças climáticas e contribuição à comunidade.