Smile Train e Famazon inauguram espaço para tratamento de crianças com fissura labiopalatina em Belém (PA)

No dia 26 de outubro a Smile Train, maior organização do mundo dedicada à causa da fissura labiopalatina, em parceria com a Associação Faces da Amazônia (Famazon), inaugura novo espaço de reabilitação para crianças e jovens com a condição na Santa Casa do Pará, em Belém (PA). “Essa conquista é um grande marco para nós. A fissura labiopalatina não deve ser encarada como uma condenação. Quem tem acesso ao cuidado adequado, pode levar uma vida saudável e produtiva. E esta é a missão deste centro que continuará proporcionando atendimento gratuito aos pacientes de toda a região Norte”, afirma Rafael Custódio, diretor da Smile Train no Brasil.

Desde 2018, a Famazon presta assistência multidisciplinar às crianças e já realizou cerca de mil cirurgias. “A intervenção cirúrgica é o primeiro passo para as pessoas com fissura labiopalatina, que também precisam de uma assistência individualizada e multidisciplinar com dentistas, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais”, explica o cirurgião plástico, Franklin Rocha, fundador da Famazon.

Vernissage na floresta | Art Impact for Health

Em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inauguração receberá a edição do Art Impact for Health, iniciativa que incentiva atividades artísticas como parte do tratamento psicossocial dos pacientes. A representante da OMS e artista plástica Isabelle Wachsmuth, conduzirá uma programação para as crianças durante à tarde no dia da inauguração do espaço, que será ambientado como uma floresta. Conduzidos por um trenzinho, as crianças passarão por diferentes ambientes, onde poderão fazer pintura facial e participar de oficinas de plantio sustentável e construção de brinquedos de miriti, uma tradição indígena da região Amazônica. O público ainda poderá conferir uma exposição com obras do artista amazonense Kamboocito, além do concurso de arte Sorrisos da Amazônia que premiará crianças.

Data: 26 de outubro, quarta-feira

Horário: 10h – inauguração do novo espaço / 14h – evento Art Impact for Health

Local: Santa Casa do Pará. Rua Bernal do Couto, 1040 – Umarizal, Belém – Pará

Fissura labiopalatina

A cada três minutos, um bebê nasce com fissura labiopalatina, que afeta significativamente a anatomia da boca e dificulta atividades simples da rotina, como falar, respirar e se alimentar. Ainda não se sabe, exatamente, o que causa a condição, mas é senso comum entre os especialistas que os motivos podem incluir exposições ambientais, bem como predisposição genética. O diagnóstico precoce permite que a criança tenha um melhor desenvolvimento e qualidade de vida. A cirurgia de reparação é o primeiro passo, recomendada ainda nos primeiros meses de vida. Além do resultado estético imediato, o reparo cirúrgico pode melhorar a respiração, a audição e o desenvolvimento da fala e da linguagem. Para complementar o tratamento, é necessária uma abordagem multidisciplinar, com o acompanhamento de diversos profissionais, entre eles fonoaudiólogos, dentistas, ortodontistas, psicoterapeutas e nutricionistas.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.