A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), através do seu Departamento Científico de Medicina Esportiva, promove, no próximo dia 17 de maio, um evento on-line sobre Corrida, com abordagem em canelite, fratura de estresse e síndrome da banda iliotibial. A reunião, que terá transmissão pelo Zoom e pelo canal do YouTube da SMCC, é direcionada, principalmente, a profissionais de saúde que atuam na área esportiva, atletas e apaixonados por esporte.
Os palestrantes convidados para o evento são os ortopedistas Dr. Carlos Augusto Mattos e Dr. Daniel Guedes. “Inicialmente, faremos uma breve exposição sobre a modalidade e seguiremos com duas palestras que abordarão lesões relacionadas ao tema. Nosso objetivo é estabelecer um fórum de discussão que permita uma interação maior entre palestrantes e participantes”, explica o coordenador do Departamento Científico de Medicina Esportiva, Dr. Sérgio Rocha Piedade, que é médico do esporte.
Esta aula é a primeira da programação do Departamento, que abordará lesões em outros esportes ao longo do ano. No dia 21 de junho, o grupo vai falar sobre traumas de face e luxação do cotovelo em atletas de judô, karatê e taekowdo. Em 19 de julho, é a vez do voleibol, quando serão abordadas luxação patelofemoral e lesão nos dedos das mãos. Em 16 de agosto, as palestras serão sobre o rugby, com foco em concussão e coluna cervical. Em setembro, no dia 20, os convidados falarão sobre lesão ligamentar do joelho Gorin Pain, em jogadores de futebol. Em outubro, é a vez do tênis, quando o assunto será ombro do tenista e impacto femoroacetabular. A última palestra do ano tem como tema principal o basquete, com entorse do tornozelo e lesão do tendão patelar.
“Nossas reuniões têm por finalidade discutir lesões que resultam dos traumas esportivos, exercícios e atividades físicas. A cada reunião, exploramos as lesões mais frequentes relacionadas a uma modalidade esportiva específica”, comenta Dr. Piedade. Segundo ele, cada reunião terá convidados diferentes de serviços de saúde de Campinas, região e do Estado de São Paulo. “São profissionais com experiência clínica e acadêmica”, afirma. “Vamos discutir mecanismos de lesão, tratamento clínico e/ou cirúrgico, compartilhar experiências e conhecimentos e, ao mesmo tempo, fortalecer o elo científico-acadêmico entre os diversos serviços”, antecipa.
Para o Dr. Piedade, a Medicina Esportiva é apaixonante, pois é uma especialidade médica que vivencia diretamente o universo dos esportes e dos exercícios físicos, atua na promoção da saúde nas diferentes faixas etárias e no tratamento das lesões esportivas. “Atletas são movidos por sonhos e desafios. Eles definem caminhos, estratégias e lutam para que se concretizem. Desde os tempos antigos, conquistas e derrotas fazem parte da natureza humana, e isso explica por que os esportes são tão incríveis de praticar, assistir e apoiar”, finaliza.