Sociedade de Pediatria promove campanha sobre prevenção de acidentes na infância e adolescência

No último mês no ano, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove a campanha Dezembro Vermelho – Prevenção de acidentes na infância e adolescência, organizado pelo Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP. O tema é de grande importância, uma vez que os acidentes estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade na faixa etária pediátrica no mundo.

A campanha visa chamar a atenção da população para a importância da prevenção, que é a forma mais eficaz de diminuir as mortes e/ou sequelas de vítimas de acidentes, ou ‘injúrias não intencionais’. “Acidentes de trânsito, afogamento, sufocação, queimaduras, quedas e intoxicações lideram as causas de injúrias não intencionais. As intervenções preventivas são as medidas mais eficazes para evitar ou, ao menos, diminuir os riscos de lesões”, aponta Tania Zamataro, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP e coordenadora da campanha.

Uma das condições que a pandemia trouxe foi a diminuição no número de atendimentos presenciais em consultas de rotina, ou seja, não houve a possibilidade de apresentar os riscos decorrentes da maior presença em casa de crianças e adolescentes, o que acabou levando a um aumento dos acidentes domésticos. Com a retomada gradual das consultas, cabe ao pediatra chamar a atenção para a importância da prevenção de situações de perigo.

De acordo com Claudio Barsanti, coordenador das campanhas da SPSP, muito acidentes são previsíveis e podem ser evitados. “Médicos e outros profissionais que atuam com a faixa etária pediátrica precisam observar o comportamento de crianças e adolescentes no dia a dia, analisar os riscos relacionados e, a partir disso, criar mecanismos de prevenção e proteção para que os acidentes não ocorram, porque, quando ocorrem, podem levar a sequelas, mortes ou cicatrizes que muitas vezes nunca serão curadas”, afirma o pediatra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.