Tecnologia & Diabetes: Tratamento em evolução é tema de programa on-line que marca Dia Nacional do Diabetes

A Afya, maior ecossistema de educação em saúde e healthtechs do Brasil, a plataforma Glic, pioneira em saúde digital para o manejo da diabetes, e o influencer Tom Bueno de Um Diabético vão apresentar um programa sob o tema “Tecnologia & Diabetes: o tratamento em evolução”.  

O evento, que será realizado no Dia Nacional do Diabetes (26/06), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Um Diabético, tem como objetivo debater os avanços tecnológicos e as inovações no tratamento da diabetes, além de promover a troca de informações valiosas entre pacientes, profissionais de saúde e especialistas do setor. Será necessário se cadastrar neste link para garantir acesso ao evento. 

Serão abordados diversos temas relevantes para a compreensão da diabetes, como o manejo da condição crônica, dicas sobre alimentação, a importância da atividade física, além de como a tecnologia pode ser fundamental para manter uma boa condição de saúde. O evento contará com a participação de especialistas da saúde e tecnologia, que compartilharão experiências e perspectivas únicas sobre o tema. Além dos painéis informativos, o evento também proporcionará oportunidades de interação entre os espectadores e os painelistas. 

Os principais tópicos a serem abordados durante o evento são: ‘Breve história do Diabetes’, com uma visão abrangente destacando os principais marcos e descobertas que moldaram o entendimento e o tratamento dessa condição ao longo do tempo; ‘Os Tipos de Diabetes e as diferentes formas de tratamento’, incluindo terapias tradicionais e tecnologias inovadoras; ‘Alimentação: O Principal Desafio’, com ampla discussão sobre o papel da alimentação no manejo da diabetes e os desafios e soluções enfrentados para manter uma dieta saudável e equilibrada; ‘A Tecnologia como aliada à prevenção das complicações do Diabetes’. O tema do último painel será ‘O Futuro do Diabetes’, com um olhar visionário e humanizado sobre as tendências emergentes e as perspectivas para o futuro, com destaque para os avanços tecnológicos e as inovações promissoras. 

Para Claudia Labate, fundadora da Glic, este evento é de vital importância para todos os envolvidos no tratamento e gerenciamento da diabetes, oferecendo insights valiosos e atualizados sobre o tema. “Os participantes terão a oportunidade de se conectar com especialistas da área médica, obter informações preciosas e descobrir as mais recentes inovações tecnológicas destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes, a exemplo da plataforma Glic que auxilia no manejo da diabetes, além de permitir que o usuário tire dúvidas do dia a dia e obtenha dicas com as nossas educadoras que são enfermeiras especializadas em diabetes”, destaca. 

O cenário da Diabetes 

No Brasil, quase 17 milhões de pessoas convivem com a diabetes, o que coloca o país em 5º lugar em incidência dessa condição no mundo, de acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). É estimado que cerca de 50% das pessoas não tenham conhecimento de sua condição crônica, ressaltando a importância da realização de exames de rotina para um diagnóstico precoce e tratamento adequado. É previsto que esse número aumente para 21,5 milhões de pessoas com diagnósticos até 2030. 

Diante dessa realidade, é essencial desenvolver iniciativas que englobem exames preventivos e campanhas de conscientização. Essas ações podem trazer uma série de benefícios para a população em geral e também para as empresas e os seus colaboradores, ao incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e o autocuidado com a saúde diariamente. 

A plataforma Glic pode ser utilizada por usuários portadores de diferentes tipos de Diabetes, como o tipo 1, tipo 2, gestacional, Mody ou Lada. Uma das funcionalidades da plataforma é a disponibilização de uma extensa tabela nutricional contendo mais de 3.500 alimentos. Essa tabela permite a contagem de carboidratos, outros macronutrientes e calorias, além de possibilitar o monitoramento do uso de medicamentos. Com base nas informações fornecidas pelos usuários sobre a ingestão alimentar, o app Glic calcula a dose de insulina a ser administrada, ou seja, é uma calculadora de bolus. 

Além disso, a Glic oferece um atendimento via WhatsApp especialmente desenvolvido para pessoas com Diabetes tipo 2 ou hipertensão arterial. É possível receber orientações sobre os níveis de glicemia e pressão arterial, bem como interagir com profissionais de saúde especializados. Os usuários também têm acesso à plataforma Glic, onde podem gerar relatórios com seus dados e compartilhá-los com suas equipes médicas.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.