Tele UTI do HCor atende pacientes com Covid-19 em instituições públicas do Brasil

O uso da Telemedicina tem sido uma estratégia bem sucedida para o enfrentamento da pandemia do coronavírus em situações de sobrecarga de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em estados e municípios com a falta de equipes médicas de intensivistas em instituições públicas de saúde.

Implantada na segunda quinzena de março, a Tele UTI do HCor já realizou mais de 1.500 atendimentos. Ao longo de quatro meses de atuação, o serviço de Tele UTI foi oferecido para 203 hospitais e 56 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo a ampla maioria para o Nordeste (62%), seguida pela região Norte (18%) e Sudeste (18%), Centro Oeste (1%) e Sul (1%).

A fim de padronizar as orientações, foram compilados materiais de recomendações e protocolos publicados pelo Ministério da Saúde, complementados com diretrizes do HCor voltadas à elaboração de planos terapêuticos, roteiro de visita e critérios de admissão e alta.

A iniciativa de Tele UTI conta com profissionais disponíveis todos os dias da semana para esclarecer dúvidas e realizar visitas especializadas à distância, além de plataforma de videoconferência e software para controle de dados, que permite o seguimento diário dos pacientes. Toda a estrutura é viabilizada por meio de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

“Colocamos à disposição dessas instituições médicos intensivistas, visando potenciais benefícios em reduzir as complicações secundárias ao manejo em UTI, o tempo de ventilação mecânica, a internação dos pacientes e redução de custos, podendo, consequentemente, aumentar a rotatividade dos leitos, medida essencial para evitar o colapso dessas instituições”, explica Bernadete Weber, Superintendente de Responsabilidade Social do HCor.

Apesar de a Tele UTI estar focada, hoje, em pacientes com coronavírus, após a pandemia, a estrutura será mantida ativa voltada a pacientes com quadros críticos. Para os profissionais de saúde que recebem o suporte, as vantagens abrangem: apoio para tomada de decisão por meio de disponibilização de materiais, baseada na melhor evidência científica disponível; identificação de riscos aos pacientes e equipe; e análise dos desfechos dos casos acompanhados.

Fluxo da Tele UTI

A Tele UTI é composta por médicos intensivistas e equipe multiprofissional do HCor, que prepara a visita virtual colhendo dados dos pacientes com Covid-19 internados na UTI da instituição pública apoiada.

Com base nos dados prévios coletados pela equipe multiprofissional, o intensivista faz o trabalho de análise dos pacientes para realizar o atendimento ideal com a equipe plantonista da UPA ou hospital público.

Por último, semanalmente são enviados boletins dos atendimentos realizados aos dirigentes e coordenadores técnicos da UTI, e também para o Ministério da Saúde.

Redação

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