O ano de 2023 foi de grandes avanços no campo da saúde, com a adoção de novos atores tecnológicos na jornada do paciente. Mas mesmo com novas ferramentas, o tema da transformação digital ainda é um grande desafio e uma tendência para o ano que virá, principalmente no Brasil.
Entre os benefícios buscados pela instituição de saúde estão o aumento da segurança do paciente, prevenção de eventos adversos, redução da variabilidade clínica indesejada e o auxílio para uma decisão de diagnóstico ou tratamento.
Segundo relatório da Anahp em parceria com Wolters Kluwer, 78,83% dos hospitais privados brasileiros usam uma solução de suporte à decisão clínica para ajudar médicos e equipe clínica no atendimento ao paciente. A tendência, para os próximos anos, é que esse número aumente, acompanhando a evolução dos softwares e da maturidade digital das organizações.
No entanto, mesmo com benefícios claros, ainda existe um longo caminho até um cenário ideal da saúde digital, seja em qual esfera for. Seja na esfera financeira, com as limitações orçamentárias, ou na parte operacional com a transição entre a atual situação e as novas ferramentas digitais, a transformação através da tecnologia ainda tem um grande campo a ser desenvolvido no Brasil.
Por isso, para 2024, antes mesmo de pensar em Inteligência Artificial e IA Generativa, a tendência é o reforço na saída do analógico, do uso de papel, para o digital.
“Sabemos que o Brasil avançou muito nos últimos anos, principalmente após o desafio da pandemia. Mesmo assim, no quesito da transformação digital, ainda é necessário conversar amplamente com o mercado para levar tecnologia de ponta como investimento e diferencial para a assistência médica em todas as regiões do País“, afirma Bruno Trindade, Diretor Executivo da Healthcare Alliance.
A Healthcare Alliance, parceira homologada da MV na conexão entre hospitais e fornecedores, é responsável por promover a transformação digital nas instituições de saúde, conectando hospitais e clínicas Tecnologias, Equipamentos, Cursos e Treinamentos, Facilities, Serviços Especializados, Gestão Estratégica, Infraestrutura e Consultoria.
Outra tendência que dá suporte a essa transformação é o acompanhamento por parte de consultorias, que auxiliam no caminho para a conquista de acreditações e certificações.
Para o cenário nacional e internacional, acreditações como a ONA, JCI e Qmentum são as mais comuns, e que conferem um respaldo à reputação e garantem o padrão de qualidade daquele atendimento.
A Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), por sua vez, é uma certificação internacional que analisa o uso das ferramentas digitais no dia a dia do hospital, sendo uma espécie de “termômetro” da transformação digital.
Parceria
Buscando ampliar a atuação no mercado da saúde, a Healthcare Alliance formalizou parceria com a TechInPulse e mais 11 empresas parceiras para levar a transformação digital para instituições de saúde.
Com o novo projeto, a missão é elevar o patamar de reconhecimento dessas organizações frente ao processo de transformação, identificando os objetivos futuros e alcançando as certificações e acreditações.
“Queremos levar para dentro do hospital, da clínica, as melhores práticas de mercado e fazer com que as pessoas reconheçam a importância desse processo de transformação, que vai muito além da retirada de papel do fluxo”, explica Daennye Oliveira, CEO da TechInPulse.
A TechInPulse é uma empresa focada na transformação digital e que é parceira da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), focando na adoção de tecnologias e serviços que promovem a assistência ao paciente.