Terapia 4.0: tecnologia permitiu que profissionais de saúde mental continuassem atuando na pandemia

No Brasil, os indicativos de problemas de saúde mental têm crescido todos os dias, principalmente por conta da pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os pedidos de afastamento do trabalho por causa de transtornos mentais aumentaram 26% em 2020, em comparação com 2019. Estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, por sua vez, constatou um aumento de 50% nos quadros de depressão e de 80% nos casos de ansiedade, com a quarentena.

Com isso, a busca por terapia também aumentou e as consultas online foram um caminho seguro para que os atendimentos tivessem continuidade, mesmo com as restrições impostas pelos protocolos de distanciamento social. A tendência é comprovada pelo alto volume de profissionais que solicitaram autorização ao Conselho Federal de Psicologia para realizarem atendimento remoto: apenas entre março e dezembro de 2020, foram mais de 99 mil pedidos protocolados. Para se ter uma ideia do quanto esse número é expressivo, basta se observar que, antes da pandemia, apenas 30 mil psicólogos possuíam a autorização.

Graças à tecnologia, foi possível criar esse “novo normal” e absorver a alta demanda por consultas A Telavita, clínica de saúde mental digital pioneira em telepsicologia, que conecta pacientes e psicólogos para atendimento remoto, é um exemplo disso. “Vimos crescer em 400% os atendimentos no primeiro semestre de 2021 de forma remota. Apesar da rotina estar voltando ao normal, a praticidade de atender online possibilita ao psicólogo gerenciar melhor seus compromissos, bem como ampliar seu atendimento a outros estados, sem a necessidade de deslocamento. Essa praticidade e comodidade do online também beneficia os pacientes”, explica Milene Rosenthal, psicóloga, co-fundadora da Telavita.

Para se adequar à nova realidade e ao aumento da demanda por consultas, a Telavita investiu em melhorias contínuas na plataforma, possibilitando que seu corpo clínico pudesse atender de forma mais confortável e com toda a segurança possível. A preocupação com a segurança, aliás, é um dos principais diferenciais da clínica digital – o tratamento é 100% confidencial e a operação atende às regulamentações internacionais. Dessa forma, nenhuma das sessões fica gravada e não é possível acessar dados confidenciais do paciente, ficando vedada também a entrada de qualquer outra pessoa externa na sessão.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.