Terceiro Turno da Saúde em Goiás: oito cirurgias são realizadas na primeira noite de atendimento no Hospital Estadual Alberto Rassi

Oito cirurgias, 68 consultas e 36 exames de alta complexidade. Esse é o balanço da primeira noite de atendimento do Programa “Terceiro Turno da Saúde” no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia (GO). Os serviços foram oferecidos na noite de segunda-feira (23), e teve a presença do governador José Eliton e do secretário Leonardo Vilela, que conversaram e ouviram demandas dos pacientes. Com o programa haverá a expansão da oferta de procedimentos eletivos em 11 hospitais estaduais com o atendimento de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, e durante o sábado. O objetivo é realizar mais de 98 mil atendimentos, entre exames, consultas e cirurgias.

“É preciso desafogar as demandas por serviços eletivos, reduzindo o tempo de espera para a realização de cirurgias, exames e consultas. Essa é uma das grandes metas da nossa gestão. A razão de ser desse programa é respeitar o cidadão, que precisa resolver com agilidade seus problemas de Saúde”, disse o governador José Eliton. Serão destinados, em uma primeira etapa, R$ 36 milhões para a realização de exames, consultas e cirurgias. Ao todo serão investidos cerca de R$100 milhões.

Além do HGG, a programa conta nesse momento inicial com a participação do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). A partir do dia 30.04, mais nove hospitais do Estado começam a realizar os serviços eletivos das 18h às 23h. Segundo o secretário Leonardo Vilela esse programa só é possível devido a estrutura dos hospitais do Estado, que são de excelência. “Hoje as unidades estaduais são referências, sendo seis certificadas pela Organização Nacional de Acreditação. Isso se deve muito a estrutura moderna e adequada oferecida para a realização dos serviços”, comentou.

Primeiros pacientes elogiam atendimento

A paciente Tatyane Candido Cardoso foi uma das primeiras a ser atendida e disse impressionada com a rapidez para a realização da cirurgia. Ela iniciou o atendimento no HGG em janeiro de 2018 e realizou sua cirurgia de vesícula no primeiro dia do programa 3º turno. “Estou me sentindo bem a cirurgia foi ótima e estou muito satisfeita, pois aqui tudo é muito bom, limpeza, organização e atendimento, do Ambulatório ao médico que me atendeu”.

A dona de casa Marcilene Rocha de Araújo, 45 anos, realizou uma cirurgia de reconstrução de mama. Ela já havia feito abdominoplastia também no HGG e agora comemora a sua última cirurgia reparadora após quase cinco anos de espera. “Estou muito contente, o resultado é muito bom. Estou sem dor e bem tranquila e ansiosa para ir pra casa”, afirma Marcilene que esteve entre os primeiros pacientes operados no 3º turno, no dia 23 de abril.

O açougueiro Vicente Barbosa Neto, aguardava por uma cirurgia de reconstrução do ligamento do joelho há cerca de dois anos e meio e acredita que ela representará mais qualidade de vida para ele. “Estou muito feliz, acredito que irá me fortalecer, pois eu não tenho firmeza para andar normalmente, às vezes fica inchado”. No dia seguinte à cirurgia, ele comemorava o procedimento. “Correu tudo bem, e hoje não estou sentindo dor. Agora é só recuperar. Estou contente!”.

As cirurgias serão em diversas especialidades como oftalmologia, urologia, neurologia, dermatologia, cirurgia geral, angiologia, dentre outras. Pacientes de todos os municípios goianos serão beneficiados com o programa. Eles serão chamados pelas unidades de saúde da rede própria da SES. A prioridade para iniciar a chamada dos pacientes, será por tempo de espera.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.