Em tempos de pandemia, a Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento adequou a experiência dentro da instituição para candidatos a cursos na área da Enfermagem. O projeto Moinhos Inside agora realiza tour virtual e bate-papos online para que os inscritos possam vivenciar um pouco a experiência do atendimento e cuidado de pacientes e tirar dúvidas com quem já atua na profissão.
O evento online será quinta-feira (16), a partir das 19h. Os inscritos participarão de atividades que incluem aula de reanimação de pessoa com parada cardiorrespiratória, com emissão de certificado, e visita virtual a áreas do hospital. Também serão oferecidos painéis sobre o Ano da Enfermagem e oportunidades do mercado de trabalho, além de painéis sobre as certificações da Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento. Na ocasião, será possível conversar com enfermeiros referência para tirar dúvidas e entender melhor a carreira.
Coordenadora do curso de graduação e gerente de enfermagem do hospital, Rúbia Maestri ressalta que o Ano Internacional da Enfermagem ganhou ainda mais destaque com a valorização desses profissionais durante a pandemia. “Estamos vivendo um momento emblemático, que trouxe muitos desafios e evidenciou o protagonismo dos enfermeiros e técnicos. Estamos aprendendo em tempo real e trocando informações com o mundo inteiro sobre a Covid-19. E aqui, os alunos vinculados à Faculdade Moinhos, participam de tudo isso: ajudam na revisão das rotinas, na qualificação da assistência, no estudo e adequação dos protocolos e na gestão do cuidado com os pacientes”, explica a enfermeira. Ela acrescenta que essa experiência prática faz com que os acadêmicos saiam altamente capacitados
A atividade é direcionada a estudantes do Ensino Médio que pensam em fazer um curso na área da saúde e acadêmicos de Enfermagem de outras instituições, além de técnicos em Enfermagem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Faculdade Moinhos de Vento.
Faculdade Moinhos de Vento
A graduação em Enfermagem da instituição tem aulas práticas desde o primeiro semestre, dentro do Hospital Moinhos de Vento. Os alunos têm mentoria com profissionais que são referências na instituição.
Mercado com oportunidades
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2035, o déficit mundial de profissionais da saúde será de 12,9 milhões. Atualmente, a carência é de aproximadamente 7,2 milhões – dos quais 4,3 milhões correspondem a médicos e enfermeiros. Embora a escassez seja mundial, os países em desenvolvimento são os mais afetados.
Ano da Enfermagem
A OMS indicou 2020 como o Ano da Enfermagem e da Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO). A ideia é demonstrar o papel crescente que esses profissionais vêm assumindo, reconhecendo sua importância na prestação de cuidados. Será lançado o Relatório Estado da Enfermagem no Mundo, que descreve a força de trabalho nos países-membros da OMS.