A sustentabilidade financeira de instituições tem sido cada dia mais avaliada em todos os segmentos de mercado em geral, inclusive como destaques de manchetes neste início de 2023. Nesse contexto, para instituições de saúde esta busca é ainda mais criteriosa pois apenas se pode prestar seus serviços, e com qualidade, aqueles que de fato tem como bancar esses valores antes do retorno pelas operadoras, pacientes ou SUS. Segundo o que observa a Weknow Healthtech, o mercado tem mostrado como maior prioridade nos últimos meses obter um maior conhecimento de mapeamentos de custos e seus potenciais gargalos, visando saber se há prejuízos que podem atrapalhar o desenvolvimento destas instituições.
De acordo com Josiani Sofiatti, Especialista de Soluções e Co-Fundadora da Weknow Healthtech, a transparência de custos ajuda os gestores de Hospitais e Clínicas a entenderem melhor os custos envolvidos nos tratamentos de seus pacientes e, assim, tomar decisões baseadas em informações verídicas. Além disso, as instituições de saúde que se baseiam nestas informações podem aumentar a confiança dos pacientes e fornecedores.
“A transparência de custos é uma iniciativa importante para garantir que as instituições de saúde sempre prestem cuidados de qualidade aos pacientes de forma financeiramente sustentável e, por isso, eficaz. É fundamental que elas tenham domínio do perfil de custos, com seus possíveis movimentos ou oscilações financeiras para cada tipo de serviço, para que com isso conquistem cada dia mais sustentabilidade para atuar no seu segmento, e atendam com qualidade não apenas este paciente, mas toda uma sociedade”, afirma Josiani Sofiatti.
A transparência de custos também pode ajudar as instituições de saúde a identificar e eliminar desperdícios e ineficiências, permitindo que os recursos sejam alocados de forma mais estratégica. Embora possam haver alguns custos complementares a serem analisados e ajustados, desafiando a implementação deste tipo de controle, os benefícios potenciais para pacientes, fornecedores e às próprias instituições de saúde são significativos.
“Uma das etapas que pode facilitar essa busca por transparência de custos, é contar com uma boa ferramenta de inteligência de dados, onde gestores podem analisar todas suas informações, e dar prognósticos detalhados sobre custos reais de cada área de apoio ou produção da sua instituição, municiando o gestor com dados concretos e precisos para tomar sua decisão”, diz a Especialista em Soluções da Weknow Healthtech.
Em complemento, e associando custos a outro fator crítico que é a formação de preços de produtos e serviços na Saúde, ressalta Josiani: “Neste cenário de jornada com dados, o estudo de custos reais evidencia possíveis necessidades de ajustes na formação de preços de produtos e serviços de forma segura. Instituições passam a dominar o quanto de fato custaram seus serviços, aplicando a seus clientes margens justas, e, como resultado: sem prejuízos.”
Esse processo na busca de clareza nos cálculos do portfólio de serviços prestados é uma iniciativa fundamental para garantir que as instituições de saúde estejam sempre prestando cuidados de qualidade aos pacientes de forma eficiente e eficaz, e que mesmo que pacientes não conheçam este detalhamento de operação da área administrativa, sentem os resultados e a certeza que estão realizando negócios com uma instituição séria.