O Hospital Esperança Recife (PE) é referência no procedimento ainda novo em Pernambuco: a implantação de um marcapasso cardíaco fisiológico, sendo pioneiro do uso da técnica na capital pernambucana. Desde dezembro, foram realizados três procedimentos na unidade e um quarto está programado para esta semana. A cirurgia consiste na instalação de um marcapasso semelhante aos já utilizados, porém, em vez de estimular o coração diretamente no músculo cardíaco, o eletrodo (fio do marcapasso) é implantado diretamente no sistema de condução cardíaco, usando o sistema de condução natural para criar uma estimulação do músculo cardíaco.
Esse novo sistema traz benefícios a longo prazo para os pacientes, pois alguns desenvolvem insuficiência cardíaca, provocada pela contração não natural do marcapasso. “A estimulação fisiológica do coração é uma técnica moderna que trabalha com o sistema de condução e reduz os malefícios ao coração, prevenindo a insuficiência cardíaca. O aparelho é colocado na sua posição normal, mas a estimulação é feita em uma posição específica”, explica o cardiologista do Hospital Esperança Recife Eduardo Gadelha, que realizou o procedimento.
O novo tratamento é indicado para pacientes que tenham determinadas arritmias com risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca. A técnica vem substituindo o uso do ressincronizador cardíaco, um aparelho mais moderno que o marcapasso tradicional.
A arritmia cardíaca é a falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser provocada por um desequilíbrio do órgão, que pode ter origens físicas ou psicológicas. O coração já tem um marcapasso natural, chamado de nódulo sinusal (nódulo SA), onde são iniciados os impulsos elétricos, responsável por dar ritmo aos batimentos cardíacos. Quando é detectado algum problema no nódulo SA, pode surgir a necessidade de implantação do marcapasso eletrônico para devolver a função original do coração. O aparelho vai, então, ser instalado no interior da cavidade torácica do paciente para regular os batimentos cardíacos.
Uso marca-passo cardíaco, fiquei preocupado 😟 esse novo jeito parece favorável. Gostaria de ser informado sobre ultimos avanços, vou trocar o meu em julho de 2024.
Olá, Itamar! Apenas um profissional de saúde poderá te indicar o melhor tratamento. Att;