Cirurgia rara recupera músculo da mão de criança que nasceu com dois polegares

2033

Com apenas dois anos de idade, um paciente passou por uma cirurgia complexa. Isso porque ele nasceu com seis dedos na mão direita devido a uma alteração congênita, sendo dois deles polegares. Na época, um dos membros duplicados foi reconstruído. Porém, quatro anos depois, precisou passar por um novo procedimento, realizado na terça-feira (17), no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS).

Com o crescimento da criança, o músculo do polegar que foi mantido, e tem o importante papel de oponência ao indicador, não se desenvolveu. A opção foi passar o músculo próximo ao minguinho para esta nova posição, além de reconstruir o ligamento do polegar para que o dedo não “caísse” para o lado.

Segundo o ortopedista, traumatologista e especialista em Cirurgia da Mão e Microcirurgia, Paulo Henrique Ruschel, o polegar responde por 70% da função da mão. “Além de permitir que o membro desenvolva seu papel adequadamente, o espaço entre o polegar e o indicador foi corrigido, já que foi se estreitando com o passar dos anos. Esta nova cirurgia permitirá, principalmente, que o paciente possa escrever e segurar objetos”, destaca o cirurgião.

A cirurgia realizada no paciente morador de Eldorado do Sul durou duas horas. A criança, que recebeu alta no mesmo dia do procedimento, ficará com a mão imobilizada durante 4 semanas, quando iniciará a fisioterapia por aproximadamente mais três meses.

O médico Paulo Ruschel, responsável pela cirurgia complexa, tem pós-graduações em cirurgia da mão e microcirurgia no The Robert Jones Orthopaedic Hospital, em Oswestry, e em cirurgia da mão e nervos periféricos no The Royal National Orthopaedic Hospital Londres, também na Inglaterra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.