Tratamentos manuais: aliados no combate as dores

Muito mais do que uma massagem, a fisioterapia utiliza técnicas manuais para tratar e curar doenças e lesões através de diversos protocolos, sendo a fisioterapia manual um excelente recurso para tratamento de dores articulares, geralmente na região do pescoço, cintura escapular, lombar e cintura pélvica. Associando a fisioterapia manual a progressão de exercícios, os pacientes ganham avanço no tratamento e excelentes benefícios.

Quando há excesso de exercício, sobrecarga muscular e até mesmo uma noite mal dormida é comum sentir uma redução da capacidade funcional da musculatura e consequentemente, uma região dolorida, fraqueza muscular e até perda da amplitude de movimento. O problema é que estes pontos se tornam dolorosos e cheios de toxinas, irradiando a dor para outras partes do corpo.

O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo de maneira ágil, indolor e preservando a sua estrutura. A Trigger Points, por exemplo, é uma técnica muito utilizada dentro da fisioterapia manual, já que ajuda no diagnóstico, principalmente para diferenciar regiões dolorosas e definir o tratamento mais adequado; assim como a técnica de mobilização articular.

“Vale lembrar que é o ponto mais tenso que reproduz os sintomas e por isso, identificar a raiz da dor, o que chamamos de dor local é o primeiro e mais importante passo. Não dá simplesmente para sair apertando qualquer ponto doloroso, já que algumas partes do corpo podem estar doloridas apenas ao toque (dor referida) e precisamos identificar as áreas de hipersensibilidade dentro dos músculos e começar o tratamento, daí” – alerta o fisioterapeuta e diretor clínico da Unidade de Guarulhos do ITC Vertebral, Bernardo Sampaio.

A partir do diagnóstico, as técnicas manuais e não invasivas entram em cena para gerar alívio imediato. Em alguns casos apenas a fisioterapia manual é capaz de equilibrar e normalizar alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais; em outros, a fisioterapia manual precisa associada com exercícios e podem envolver manipulação ou mobilização articular, mesa de tração e flexão, exercícios direcionais, pilates, entre outros, de acordo com o caso.

Informações: www.itcvertebral.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.