Pacientes oncológicos intercalam consultas via Telemedicina para melhorar quadro nutricional

16

No Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), pacientes oncológicos iniciaram uma nova rotina de atendimento via Telemedicina para adaptar e monitorar suas consultas nutricionais durante o tratamento quimioterápico. Depois de passarem por procedimentos cirúrgicos de tumores de estômago e intestino, muitos precisam utilizar bolsa de colostomia. As idas e vindas ao consultório, além de causar desgastes, elevam os riscos de infecção. A telemedicina está ajudando este perfil de pacientes com consultas intercaladas e diminuição dos deslocamentos, possibilitando melhora na qualidade de vida clínica, com ganhos terapêuticos.

Segundo a diretora do Serviço de Nutrologia e responsável pela Telemedicina do Iamspe, Dra. Maria Angela de Souza, o atendimento visa recuperar a saúde nutricional e imunológica dos pacientes, com a reposição de nutrientes, evitando a perda de massa magra e proporcionando melhora na qualidade de vida. “Esses pacientes precisam de acompanhamento especializado com uma dieta específica e nutritiva. Uma alimentação deficitária pode comprometer todo o tratamento do paciente. A telemedicina é ágil e corrige a rotina do paciente à distância, evitando a desnutrição”, enfatiza a nutróloga.

Os pacientes oncológicos têm déficit de nutrientes devido ao tratamento que são submetidos e o acompanhamento nutricional proporciona ganhos que auxiliam a realização de simples tarefas cotidianas como caminhar ou subir escadas, diminuindo o número de quedas e aumentando a resistência a infecções.

A telemedicina do Iamspe foi implementada durante a pandemia da Covid-19 para o atendimento de pacientes com sintomas de doença respiratória. O serviço, considerado um sucesso pela direção do Hospital, evitou que 80% dos usuários que foram atendidos por teleconsulta viessem ao Pronto Atendimento Gripário sem necessidade. Com isso, o Iamspe pretende ampliar gradualmente a lista de especialidades para atendimentos via telemedicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

19 − doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.