Turma da Mônica e UPVacina se unem para reforçar importância da vacinação em crianças

Para reforçar todo o carinho e cuidado que a Mauricio de Sousa Produções tem com os pequenos, a Turma da Mônica Baby acaba de abraçar uma iniciativa que destaca a importância da vacinação. Em parceria com a União Pró-Vacina, a campanha incentiva pais, mães e responsáveis a reforçarem o cuidado com as crianças. A ação divulgada no perfil oficial da Turma da Mônica no Instagram apresenta sete motivos para manter o calendário vacinal atualizado na infância.

Segundo dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a taxa de vacinação infantil no Brasil vem sofrendo uma queda brusca: a taxa caiu de 93,1% para 71,49%. De acordo com a pesquisa, realizada em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número coloca o Brasil entre os dez países com menor cobertura vacinal do mundo.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que os personagens do Bairro do Limoeiro atuam diretamente para incentivar a vacinação. A personagem Mônica é embaixadora do UNICEF desde 2007. Entre as iniciativas mais recentes, em 2020, participou de campanha de conscientização sobre a eficácia e a segurança das vacinas de rotina, como as contra sarampo e pólio, para crianças menores de cinco anos. No mesmo ano, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uniu-se à 18ª Semana de Vacinação nas Américas, incentivando as famílias a levarem as crianças para vacinar.

“No Brasil, enfrenta-se uma enorme queda nos índices de cobertura vacinal infantil nos últimos anos. A vacinação salva de dois milhões a três milhões de vidas por ano. Mas para ser efetiva, é necessário que seja coletiva. Ações de comunicação que apresentam de forma correta e acessível sobre a importância da vacinação e outras estratégias de saúde pública contribuem para uma consciência e responsabilidade coletiva. Com a Turma da Mônica Baby acreditamos que essa mensagem chegará mais longe”, afirma Nathália Pereira da Silva Leite, divulgadora científica atuante na UPVacina.

A pesquisadora destaca que, graças às vacinas, desde 1989 o Brasil está livre de poliomielite, doença que leva a graves sequelas, não tem tratamento específico e pode causar a morte. No entanto, o vírus causador desta doença ainda circula em outros países, tornando possível que volte a circular em nosso território, caso a cobertura vacinal se mantenha em queda, daí a importância de ações de conscientização e informação.

A União Pró-Vacina é uma iniciativa articulada pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP em parceria com diversas instituições científicas e acadêmicas. Entre as ações realizadas estão produção de material informativo; intervenções em espaços públicos, eventos expositivos e combate às informações falsas. Mais informações podem ser conferidas no site oficial e nas mídias sociais.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.