Ultrassonografia em situações de emergência agiliza diagnóstico

Médico intensivista Dr. Paulo Cesar Gottardo explanou sobre os benefícios do ultrassom

A utilização do ultrassom no atendimento de casos de urgências e emergências de pacientes em situação crítica traz benefícios importantes e ágeis para o diagnóstico rápido e eficiente. Essa foi a ênfase do curso “Ecografia em Terapia Intensiva (ECOTIN)”, realizado no último fim de semana, na Unimed Chapecó (SC). O treinamento foi organizado pelo Centro de Educação Continuada da cooperativa médica, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Conduziram a capacitação teórico/prática os médicos intensivistas da AMIB Dr. Paulo Cesar Gottardo, Dra. Ana Cristina Burigo Grumann e Dr. Rodrigo Santos Biondi. Participaram mais de 30 médicos atuantes no complexo Unimed Chapecó.

Por meio do curso, foi disseminada a cultura da utilização da ultrassonografia nas mais diversas situações de atendimento ao paciente crítico, onde, segundo Dr. Paulo, essa é uma complementação do exame físico, o qual permite que o médico avalie o paciente como um todo e faça diagnóstico, monitorize a terapêutica e analise o prognóstico. “A proposta do ECOTIN é realizar um exame baseado na avaliação qualitativa funcional e sistêmica do paciente, o que oferece uma resposta rápida e efetiva no dia a dia”, comentou.

De acordo com Dr. Paulo, a ultrassonografia à beira do leito traz benefícios, tanto para a instituição quanto para o paciente. “O médico ganha uma ferramenta extremamente adequada para fazer uma avaliação ágil e precisa, que permite identificar o que pode ser feito para melhorar o quadro clínico. O paciente se beneficia porque não será exposto à radiação, não terá efeitos colaterais, não precisa de deslocamento e terá um tratamento direcionado. O hospital realizará diagnósticos mais rápidos, com condutas mais assertivas, o que pode interferir na redução do tempo de internação ou observação no Pronto Atendimento, além de reduzir custos com exames desnecessários e ampliar a efetividade do tratamento”, ressaltou o médico.

Entre as temáticas abordadas estiveram a importância da ecografia na terapia intensiva, conceitos básicos (física do ultrassom), cortes anatômicos da ecocardiografia transtorácica, avaliação global da função sistólica ventricular esquerda, análise das cavidades direitas, acesso vascular guiado por ecografia, ultrassom pleuropulmonar, medidas de VTI (integral da velocidade-tempo) do débito cardíaco, avaliação da volemia e responsabilidade a fluídos, diagnóstico do tamponamento cardíaco e pericardiocentese, ecografia na perirressuscitação – protocolo FAST e FEEL e abordagem ecocardiográfica dos choques por meio da apresentação e discussão de casos clínicos. A parte prática contemplou estações dinâmicas sobre acesso vascular, cortes paraesternais, cortes apicais, corte subcostal, US Pulmão, medidas de VTI e avaliação do débito cardíaco.

A médica coordenadora da UTI Adulto do Hospital Unimed Chapecó, Dra. Laísa Bonzanini, enalteceu que o uso do ultrassom em situações que ameaçam a vida é uma ferramenta adicional para o diagnóstico rápido e não invasivo, além de favorecer uma intervenção apropriada. “Importante destacar que a Unimed Chapecó dispõe de ultrassom há bastante tempo dentro da UTI e do Pronto Atendimento e essa capacitação, que alia teoria e prática de uma instituição renomada, disponibiliza atualização dos conhecimentos dos profissionais que atuam nesses setores”, destacou.

EDUCAÇÃO CONTINUADA

O Centro de Educação Continuada da Unimed Chapecó é uma proposta de novos diálogos entre especialistas a partir de reuniões, simpósios, discussões de casos clínicos, cursos, treinamentos e workshops. O propósito é proporcionar uma melhoria contínua dos procedimentos e das técnicas realizados pela equipe multiprofissional.

Segundo o diretor clínico e cardiologista, Dr. Gustavo Zenatti o qual atua de forma direta no Centro de Educação Continuada –, esse Centro foi estruturado há alguns meses na busca de ofertar aos profissionais oportunidade de capacitação para melhorias nos procedimentos. “O treinamento ECOTIN, por exemplo, impactará na segurança de nossos pacientes e na ampliação da efetividade dos tratamentos, o que proporcionará uma experiência satisfatória dos serviços prestados no complexo da Unimed Chapecó”, expôs.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.