Neste sábado (31), dia em que Uberlândia (MG) completa 131 anos, a cidade se tornará a primeira do interior de Minas Gerais a oferecer o serviço de cirurgias robóticas, em uma iniciativa do UMC – Uberlândia Medical Center, em parceria com o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA). O anúncio e detalhamento da novidade acontecerá neste sábado, 31 de agosto, às 11h30 no UMC, em um encontro das equipes médicas das duas instituições com a imprensa.
A implantação da cirurgia robótica na Unidade Hospitalar do UMC, tem como objetivo propiciar atendimentos cirúrgicos de alta tecnologia e oferecer formação e especialização dos médicos. Trata-se de um recurso avançado com atributos que beneficiam expressivamente o paciente e a atuação médica.
Neste sábado, Dr. Marcelo Takeo, Cirurgião Urologista do UMC, realiza, junto com a equipe médica, procedimentos cirúrgicos, por meio do Robô Da Vinci, no UMC. Ao levar tecnologia de ponta para o Triângulo Mineiro, o Instituto de Robótica Ciências Médicas (Mantenedora Feluma) amplia oferta de robôs em hospitais e já ultrapassa mais de 1.100 procedimentos realizados, desde a criação há dois anos e meio.
Para o UMC, a novidade vem ao encontro dos processos de inovação contínuos, que é um dos pilares deste que é o primeiro centro de saúde multiplex da região. Um complexo de saúde que reúne unidade hospitalar, centro clínico, laboratórios e alameda de serviços, convergindo diversas especialidades e conveniências para pacientes e corpo clínico.
A cirurgia robótica é um tipo de procedimento em que o médico utiliza um sistema robótico, com visualização tridimensional e alta definição, para reproduzir todas as características de uma cirurgia aberta convencional. Esta tecnologia representa o que há de mais avançado no campo da cirurgia minimamente invasiva, proporcionando inúmeras vantagens para os profissionais e benefícios vitais para os pacientes como um maior conforto e redução da dor; melhores resultados funcionais; a redução do tempo de hospitalização e internação; e menor risco de infecção hospitalar.
Diante dos benefícios da implementação da tecnologia robótica, por meio desta parceria, a Unidade Hospitalar do UMC e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) contribuem para a formação dos médicos, a elevação da qualidade assistencial prestada pelo Hospital, propiciando recuperação e elevando a qualidade de vida dos pacientes. Desta forma, agrega alto padrão tecnológico e científico à prática médica.