O UNICEF lançou, nesta quinta-feira (16), o curso “Infâncias em tempos de Covid-19”, que tem foco em fortalecer o trabalho de agentes comunitários de saúde, visitadores domiciliares e lideranças comunitárias. O material foi desenvolvido em parceria com o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e traz orientações e conhecimentos básicos sobre a pandemia da Covid-19 e seus impactos secundários em crianças menores de 6 anos e suas famílias.
O distanciamento social, o excesso de informações e o fechamento ou restrições de acesso a vários serviços alteraram tanto as rotinas familiares quanto as rotinas de trabalho da saúde, assistência social e educação. Além disso, percebe-se o aumento do estresse e da ansiedade, inclusive entre crianças. O curso traz estratégias e metodologias para que as famílias e os profissionais da primeira infância sigam a rotina de cuidados das crianças menores de 6 anos.
“É importante destacar que as crianças de todas as idades são afetadas diretamente pelos efeitos secundários da pandemia. Especificamente, as crianças menores de 6 anos podem sofrer com a ausência de estímulos fundamentais para o seu desenvolvimento pleno, o aumento da exposição a situações de violência e dificuldade de acesso à alimentação adequada e a serviços de atenção primária e especializados. Não podemos deixar a primeira infância desprotegida por conta da pandemia. É necessário agir rápido para que cada menina e menino tenha a oportunidade de atingir seu potencial pleno. Nesse momento da vida, cada dia conta”, explica Cristina Albuquerque, chefe de Saúde e Desenvolvimento Infantil do UNICEF no Brasil.
O curso, além de apresentar conceitos básico sobre a Covid-19, abrange temas importantes como pré-natal, amamentação, imunização, saúde mental, entre outros assuntos importantes para o desenvolvimento infantil.
O curso é gratuito, tem duração de quatro horas e ficará disponível por três meses. Para aqueles que concluírem o curso, será emitido um certificado assinado pelo UNICEF e o Iprede. Para realizar o curso, somente é necessário preencher um formulário e criar uma conta.