Com um Bloco Cirúrgico de estrutura de ponta para procedimentos ambulatoriais de pequena e média complexidade, a Unidade Carlos Gomes (UCG) do Hospital Mãe de Deus conquistou a acreditação da Joint Commission International (JCI), considerada a agência verificadora mais importante do mundo em qualidade e segurança em saúde.
“O reconhecimento mostra como a UCG está em um patamar diferenciado para um hospital dia. Com gestão compartilhada com o Hospital Mãe de Deus, a unidade se beneficia muito de todo o pioneirismo que o HMD tem em buscar sempre o padrão mais alto em qualidade, segurança e eficiência no atendimento a seus pacientes”, ressalta o diretor-geral do HMD, Rafael Cremonese.
O Hospital Mãe de Deus tem um histórico consolidado de reconhecimento em qualidade e segurança que se inicia em 2005 com a implementação do serviço de epidemiologia e gestão de riscos (SEGER) e dentro dessa longa jornada é acreditado pela JCI desde 2012.
“Tudo isso é também o reflexo da dedicação incansável de todas as equipes, que buscam resolutividade e acolhimento em cada gesto”, complementa Cremonese.
No processo da JCI na UCG, foi levado em consideração que a unidade conta com protocolos estruturados e baseados em evidências para garantir máxima segurança nos processos cirúrgicos, onde destacamos: cirurgia segura, prevenção de trombose venosa profunda, e manutenção da temperatura corporal no trans e pós-operatório, denominado protocolo de normotermia. Assim como alta taxa de adesão à higiene das mãos e baixa taxa de infecção de sítio cirúrgico quando comparado aos principais benchmarks nacionais e internacionais.
A acreditação hospitalar é uma avaliação, por meio de testes de capacidades técnicas, que buscam comprovar se a instituição é capaz de oferecer com segurança e qualidade seus serviços, por meio de protocolos rígidos.
Duplicação do Bloco Cirúrgico na UCG
Atualmente, a UCG, que também oferece pronto-atendimento em Traumatologia e Ortopedia, passa por obras que permitirão a duplicação da capacidade de realização de cirurgias no espaço. Em um investimento de cerca de R$ 20 milhões, sete novas salas serão construídas, ampliando o Bloco Cirúrgico para 15 desses espaços. Além disso, uma delas está entre as primeiras feitas com tecnologia MEDGlass da América Latina.
Localizada na Avenida Soledade, 569, a Unidade Carlos Gomes – Hospital Mãe de Deus fica no MedCenter, hub de saúde que conta com diferentes serviços na área e também um hotel.
Para a expansão e a duplicação da UCG, são sete etapas de trabalho, que se estenderão ao longo de 2023. O que prevê a obra:
- Uma nova recepção, integrada com o hotel e com vista para uma área de bosque
- Estar médico com vista externa e também para uma área de bosque, permitindo luz natural e mais conforto para os profissionais
- 7 novas salas cirúrgicas
- 1 nova sala de recuperação com leitos premium individualizados
- 1ª sala MEDGlass do Brasil e uma das primeiras da América Latina: novo modelo para blocos cirúrgicos que oferece mais conforto para médico e paciente e que são altamente sustentáveis