A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, administrada pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), em Ipatinga (MG) é referência em tratamento do câncer para cerca de 1,3 milhão de habitantes de 67 municípios do leste mineiro. A Unidade foi incorporada ao Hospital Márcio Cunha (HMC) pela FSFX em 2011, e ao longo de uma década de administração, grandes investimentos foram feitos para garantir um atendimento humanizado e de excelência às pessoas. Nesses 10 anos, a unidade soma mais de 850 mil atendimentos em sessões de radioterapia, quimioterapia, exames de medicina nuclear e consultas.
Cerca de 80% dos atendimentos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade, os pacientes são atendidos de forma integrada e multidisciplinar, com envolvimento de todos os setores e profissionais, o que garante uma maior efetividade do tratamento.
E, mesmo num ano atípico de pandemia, serviços essenciais, como o tratamento do câncer, mantiveram-se em pleno funcionamento, e, para garantir a qualidade habitual e a segurança dos pacientes, a Unidade de Oncologia do HMC implementou uma série de medidas específicas da área, alinhadas ao protocolo institucional.
“Celebrar os 10 anos de atuação na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha é reafirmar nosso compromisso e a nossa responsabilidade com a saúde de milhares de pessoas, com uma linha de cuidado assistencial segura, humanizada e de qualidade para o tratamento contra o câncer. Registramos nossos agradecimentos a toda a equipe da unidade, que diariamente faz o melhor para entregar mais saúde aos nossos pacientes”, afirma o Diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Dr. Mauro Oscar Soares de Souza Lima.
Histórico
Após a incorporação da Unidade ao HMC, o primeiro grande investimento realizado foi a aquisição de dois novos aceleradores lineares no valor de quatro milhões de reais cada, aumentando a oferta de tratamentos e aperfeiçoando a qualidade da assistência prestada aos pacientes. A incorporação tecnológica ampliou a lista de procedimentos, incluindo Radiocirurgia e Braquiterapia, reduzindo a necessidade de se buscar assistência em Belo Horizonte. Em 2014, foi iniciada uma grande obra de reforma e ampliação da Unidade de Oncologia do HMC com investimento de mais de sete milhões de reais.
Três anos depois foi inaugurada a Unidade de Oncologia Pediátrica, a primeira do Leste de Minas, ampliando o atendimento de crianças e adolescentes com câncer, por meio do trabalho de uma equipe multidisciplinar que realiza um acolhimento humanizado, tudo isso em um espaço exclusivo para esses pacientes, batizado de Submarino Mágico.
E nos últimos anos, a Unidade de Oncologia deu um grande salto ao tornar-se referência em mais uma área: a de Pesquisa Clínica. A unidade é uma das poucas, em todo o Brasil, a participar de importantes pesquisas no setor, contribuindo para o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para a cura do câncer.
Faz 6 meses que tento marcar uma cintiilografia pulmonar (perfusão)e até hoje não consegui.um hospital do porte do Marcio Cunha não marcar um exame com 6 meses é uma vergonha sem contar com a decepção.
O seu, pode ter sido um caso pontual ou tentado marcar através de método ou local incorreto. Embora exista a opção por telefone, o ideal é fazer marcação presencialmente já que os atendentes, sempre solícitos, procuram atender considerando as opções de datas e horários disponíveis e que atendam aos clientes.