A Unimed é uma das companhias mais bem avaliadas pelo público no combate à Covid-19, segundo três avaliações de marca realizadas pelas consultorias Reptrak Company, Innovation Center e HSR Specialists Researchers. As análises levaram em consideração a excelência das empresas em ações de cidadania e de prevenção voltadas a garantir o bem-estar dos brasileiros neste período em que o País convive com o desafio de atender pacientes infectados pelo vírus, testar casos suspeitos, garantir apoio a profissionais da linha de frente e assistir a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social.
O estudo feito pela Reptrak Company (antigo Reputation Institute) identificou os principais resultados da pandemia na reputação de setores da economia brasileira, com uma análise sobre ações que geraram o maior impacto positivo na visão de 1.415 pessoas, que avaliaram mais de 100 empresas distribuídas por 15 setores econômicos.
Quando observadas as iniciativas em resposta à pandemia, a Unimed é citada entre as instituições com maiores lembrança e impacto na reputação. O crescimento reputacional tem sido gerado por um posicionamento ativo em resposta à crise, ou seja, ações que, comunicadas de forma eficaz, têm gerado impacto positivo na percepção do público sobre a marca. O investimento em causas sociais e o comprometimento em manter emprego e renda dos colaboradores também são levados em consideração.
O Sistema Unimed é composto por 345 cooperativas presentes em 84% do território brasileiro, atendendo a 18 milhões de pessoas. E como é de se esperar, todas elas estão amplamente engajadas no combate à pandemia em ações das mais variadas. Entre elas, estão a distribuição de máscaras e EPIs gerais para os colaboradores envolvidos no combate direto e indireto à pandemia, apoio psicológico para os profissionais da linha de frente do atendimento a pacientes, a preparação de materiais orientativos à população, médicos cooperados, funcionários e clientes, criação de e-books e FAQs, arrecadação de alimentos para famílias carentes, campanhas de doação de sangue, testes rápidos para Covid-19 e equipamentos para hospitais locais.
Alguns exemplos:
- Uma parceria da Unimed Porto Alegre (RS) com o governo do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas realizou um trabalho de testagem da população gaúcha visando estimar o percentual de infectados pelo novo coronavírus no estado. O levantamento, ainda em andamento, visa entender a evolução do vírus com o objetivo de oferecer direcionamentos para seu combate.
- Em Belo Horizonte (MG), a Unimed local já vem oferecendo a modalidade de consulta online para seus clientes de maneira muito bem sucedida, ao ponto de a Secretaria Municipal de Saúde da cidade solicitar o uso de seu sistema para, também, oferecer o serviço para os usuários do SUS
- Em Fortaleza (CE), a Unimed ergueu um hospital de campanha em uma semana ao lado do hospital principal da cooperativa na cidade. Conta com 720 metros quadrados e dispõe de 44 vagas de leitos de internação ou medicação, além de uma área de triagem para atender pacientes com suspeita de coronavírus. Para dar conta dos atendimentos, foram contratados 120 novos profissionais de saúde
- Em Maringá (PR), a Unimed local está confeccionando máscaras de tecido em parceria com outras cooperativas da região para serem distribuídas à comunidade local. Inicialmente, foram produzidas e entregues 20 mil máscaras, mas se projeta que este número chegue a 50 mil
- Em Juiz de Fora (MG), a Associação dos Funcionários da Unimed local, com o apoio da cooperativa, criou uma campanha para incentivar doações que serão revertidas na compra de cestas básicas, máscaras e kits de higienes, que serão doadas a entidades assistenciais da cidade
- A Unimed Sul Capixaba promoveu, em Cachoeira do Itapemirim (ES), uma campanha para que os colaboradores da cooperativa doassem sangue à Santa Casa e ao Hospital Evangélico da cidade
Além da Reptrak Company, o Innovation Center e a HSR Specialists Researchers, em suas respectivas pesquisas, também atestaram boas repercussões para atuação da Unimed durante a pandemia. No primeiro, o sistema de cooperativas de saúde foi citado entre as dez marcas que fizeram o melhor trabalho desde o surgimento da Covid-19 no país. Também foi incluída no ranking das empresas em que os respondentes gostariam de trabalhar, tendo em vista as iniciativas aplicadas. No segundo, figurou entre as 20 marcas com maior percepção positiva no Brasil no atual cenário, em um indicador que avaliou a lembrança espontânea da marca em ações voltadas ao combate à crise sanitária e sua associação com a imagem de “marca transformadora”.
“Em um momento de tantas incertezas como este, as pessoas naturalmente buscam se apoiar em marcas capazes de lhes amparar e auxiliá-las a superar as provações que nos estão sendo colocadas. Neste sentido, como uma instituição que tem em seus alicerces a preocupação com o cuidado das pessoas, devemos ter uma visão holística das comunidades em que nos inserimos para que possamos assisti-las não apenas com atendimento de saúde de qualidade, mas cumprindo um papel social bem mais amplo”, afirma Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil.